Saída de Raúl do Partido Comunista marca fim da “dinastia Castro” em Cuba

Por: Ivanine Silva

Cerca de 62 anos depois, é chegado o fim da “dinastia Castro” em Cuba, com a saída de Raúl Castro do poder do Partido Comunista , depois do anúncio do partido que reuniu nesta sexta-feira (16), esta será a primeira vez sem um Castro no poder desde 1959.

O mandatário Raúl Castro, de 89 anos e dirigente máximo do Partido Comunista Cubano, oficializou sua aposentadoria no congresso da legenda, que teve início nesta sexta-feira,

Miguel Díaz-Canel, é apontado como o principal nome à sucessão de Castro, este defende uma maior abertura económica em Cuba.

Desde que um grupo de revolucionários cubanos derrubou o general Fulgencio Batista, o poder esteve majoritariamente nas mãos de um dos irmãos Castro. Primeiro, Fidel Castro, que ficou na presidência até 2008 e no cargo máximo do partido até 2011, passando os dois postos a seu irmão Raúl até falecer, em 2016.

A presidência de Cuba já havia sido transferida de Raúl Castro ao pupilo Miguel Diaz Canel em 2018. O próximo passo deverá ser a oficialização de Canel à liderava do partido no congresso deste fim de semana.

Nascido em 1960, um ano após a revolução, Canel é o primeiro mandatário que não participou da tomada de poder em 1959, a sua chegada aos postos mais altos do governo marca o fim de uma era em Cuba, com a ascensão da geração que já nasceu sob o regime socialista.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies