Reintegração de pessoas com deficiência constitui prioridade da ANDA

Notícias de Angola – A reintegração de pessoas com deficiência constitui a principal prioridade da Associação Nacional de Deficientes de Angola ( ANDA).

Esta afirmação é do secretário para a cooperação e assuntos jurídicos dessa associação, Enoque Bernardo, em alusão ao 31 aniversário da fundação dessa agremiação.

De acordo com o responsável, ” as pessoas com deficiência são vista pela sociedade como desqualificadas e que apenas servem para a prática da agricultura.

Enoque Bernardo frisou que é prioridade da ANDA e de outras associações congéneres é ver pessoas com deficiência serem deputados, ministros. Secretários de estado, presidentes de conselho de administração de empresas públicas, entre outros cargos para poderem demonstrar a sua capacidade.

Realçou que os partidos políticos devem começar a aproveitar as reais capacidades das pessoas com deficiência e não utiliza- las apenas para acções de mobilização em tempos de eleições , aproveitando para lamentar que actualmente no MPLA, UNITA e na FNLA não contam com nenhuma pessoa com deficiência nos comités centrais.

Destacou ao longo dos 31 anos a execução do projecto “Recolher” que recolheu milhares de pessoas com deficiência que dedicavam a mendicidade no bairro Capalanga em Viana.

Apontou também o projecto vem comigo que reintegrou mais de 20 mil famílias com pessoas com deficiência na sociedade.


Com base nesse projecto, foram ministrados cursos de alvenaria, corte e costura, informática, mecânica auto, entre outros.


A. ANDA controla mais de 80 mil pessoas com deficiência dos mais de 600 mil existentes no país segundo o censo populacional de 2014.

A ANDA foi fundador a 1 de Fevereiro de 1992 .

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies