O país cabe aqui.

Presidente da Ascofa enaltece acção do 4 de Fevereiro 

Notícias de Angola- O presidente da Associação de combatentes das ex- FAPLA ( Ascofa) , Antônio Caetano Marcolino, enalteceu na quarta-feira a gesta heróica de 4 de Fevereiro de 1961, protagonizada por um grupo de nacionalistas.

A 4 de Fevereiro de 1961 um grupo de nacionalistas liderados Domingos Paiva da Silva e Imperial Santana atacou várias instituições com o objectivo de libertar presos políticos.

De acordo com Antônio Caetano Marcolino, este acto deu início da luta de libertação nacional que culminou com a proclamação da independência nacional a 11 de Novembro de 1975.

No entanto, referiu que as entidades de direito devem dar uma maior atenção a todos os cidadãos que para além de terem lutado pela independência nacional, também se sacrificaram para  a preservação da integridade territorial.

Lamentou o facto de muitos desses cidadãos que sacrificaram a sua juventude em prol da pátria actualmente se encontram em estado de abandono e sem dignidade.

Neste contexto advoga o aumento da pensão de sangue atribuída aos antigos combatentes para pelo menos 100 mil KZ mensais contra aos actuais 23 mil KZ.

Aproveitou a ocasião para chamar a atenção as entidades de direito  no sentido de analisarem a trajectória daqueles cidadãos que até 1992 foram sargentos ou praças e que estão sem uma pensão condigna por não serem abrangidos na caixa social das forças armadas.

” Estes homens que sacrificaram as suas vidas para a defesa da integridade territorial e não tiveram a possibilidade de aumentar o seu grau académico devem ser significados pelo estado angolano “, defendeu.

Ao se referir ao cadastramento dos antigos combatentes , disse estar a ser levado a cabo com muitas lacunas , uma vez ser feito nas administrações municipais ao invés de ser no seio dos partido políticos que lutaram pela independência nacional ( MPLA, UNITA e FNLA).

Na sua opinião cada um destes partidos tem o controle de todos os cidadãos que fizeram parte dos seus grupos armados nomeadamente FAPlA, FALA e ELNA.

O acto central das comemorações do 62 aniversário do início da luta armada terá lugar na província do Zaire.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies