Reintegração de pessoas com deficiência constitui prioridade da ANDA
Notícias de Angola – A reintegração de pessoas com deficiência constitui a principal prioridade da Associação Nacional de Deficientes de Angola ( ANDA).
Esta afirmação é do secretário para a cooperação e assuntos jurídicos dessa associação, Enoque Bernardo, em alusão ao 31 aniversário da fundação dessa agremiação.
De acordo com o responsável, ” as pessoas com deficiência são vista pela sociedade como desqualificadas e que apenas servem para a prática da agricultura.
Enoque Bernardo frisou que é prioridade da ANDA e de outras associações congéneres é ver pessoas com deficiência serem deputados, ministros. Secretários de estado, presidentes de conselho de administração de empresas públicas, entre outros cargos para poderem demonstrar a sua capacidade.
Realçou que os partidos políticos devem começar a aproveitar as reais capacidades das pessoas com deficiência e não utiliza- las apenas para acções de mobilização em tempos de eleições , aproveitando para lamentar que actualmente no MPLA, UNITA e na FNLA não contam com nenhuma pessoa com deficiência nos comités centrais.
Destacou ao longo dos 31 anos a execução do projecto “Recolher” que recolheu milhares de pessoas com deficiência que dedicavam a mendicidade no bairro Capalanga em Viana.
Apontou também o projecto vem comigo que reintegrou mais de 20 mil famílias com pessoas com deficiência na sociedade.
Com base nesse projecto, foram ministrados cursos de alvenaria, corte e costura, informática, mecânica auto, entre outros.
A. ANDA controla mais de 80 mil pessoas com deficiência dos mais de 600 mil existentes no país segundo o censo populacional de 2014.
A ANDA foi fundador a 1 de Fevereiro de 1992 .
Comentários estão encerrados.