PROSEFA na visão do amplo conjunto dos Operadores Económicos abrangidos

Notícias de Angola O Programa Nacional de Selos Fiscais de Alta Segurança (PROSEFA) esta a ser implementado em Angola, é a principal arma a favor da saúde pública quando se trata de evitar o consumo de bebidas e tabaco contrafeitos e contrabandeados, pois confere a originalidade dos produtos vendidos nos sectores das bebidas e líquidos alcoólicos, bebidas açucaradas, tabaco e seus sucedâneos. Além disso, é uma ferramenta vital para o Estado controlar o correcto pagamento dos impostos destes sectores.

O programa, que foi estabelecido em 2017 e está em execução desde 2021, encontra-se agora em fase avançada de implementação, garantindo que a obrigatoriedade da aposição dos selos já se inicie nos próximos meses.

Entretanto, o PROSEFA levanta uma questão: E os Operadores Económicos envolvidos como percebem o PROSEFA?

Atento a esta questão, o Centro de Estudos de Ciências Jurídico-Económicas e Sociais da Universidade Agostinho Neto realizou uma pesquisa com toda a gama de Operadores Económicos que actuam no sector.

A investigação de cariz socioeconómico sobre o impacto da introdução da obrigatoriedade da aposição dos selos fiscais de segurança nas bebidas e líquidos alcoólicos, tabaco e seus sucedâneos apresenta números interessantes e reveladores do programa de selos fiscais em implementação em Angola sob o ponto de vista dos pequenos, médios e grandes industriais, vendedores, importadores, proprietários de armazéns e vendedores, inclusive os informais.

Entre os resultados do estudo evidenciados no relatório síntese do levantamento realizado com os diferentes Operadores Económicos dos sectores abrangidos, é possível constatar os seguintes números:

– 84,7% dos entrevistados concordam que a introdução da obrigatoriedade da aposição de selos nos produtos destinados é uma oportunidade única para as empresas conquistarem consumidores e maior quota do mercado;

– 91% dos entrevistados percebem que, com o PROSEFA, a saúde dos consumidores estará mais protegida de produtos contrafeitos, adulterados ou contrabandeados que causam prejuízos enormes, além de controlar o correcto pagamento dos impostos do sector.

– 88,3% concordam que, apesar dos custos associados à selagem para as empresas, o PROSEFA será uma oportunidade para se afirmarem;

– 83% concordam com a introdução dos selos fiscais de alta segurança no País.

Os resultados mostram a ampla aceitação do PROSEFA entre os Operadores Económicos directamente envolvidos no Programa, que percebem a aposição de selos fiscais de alta segurança como uma forma eficaz de garantir a concorrência leal no mercado de bebidas e líquidos alcoólicos, tabaco e seus sucedâneos, a justiça fiscal, a saúde pública e a oportunidade de conquistar ou reforçar a confiança dos consumidores nas marcas que seguem a lei, com consequentes vantagens em termos de competitividade do negócio e, principalmente, para a saúde da população.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies