Projecto literário “Matriz Africana do design gráfico” chega à 3ª edição

Por: Ivanine Silva

O projecto literário do designer angolano Délcio Caiaia, “Matriz africana do design gráfico”, atingiu a sua terceira edição, cujo lançamento previsto para o dia 25 de Maio, com foco na desconstrução e/ou adaptação de ideogramas, símbolos e pictogramas africanos para a criação de layouts.

Com recurso à diversas expressões visuais artísticas de povos/culturas civilizações como os: Panos Baulé, e Korhogo, da Costa do Marfim, tecido Gonja, do Ghana, tecido Akwete, Tecido Batik/Sadza, e Tecido Ukara, de Nigéria e Camarões. E um capítulo dedicado à figuras Negras com destaque mundial em Design Gráfico.

Este é um compromisso que resume-se em buscar, apreciar e encontrar-se como africanos na verdadeira história do continente que muito e quase tudo deu para o progresso de outras nações.

É o primeiro projecto literário angolano que fala especificamente sobre design gráfico africano e o segundo em África, de visão autóctone, depois do Afrikan Alphabets de Saki Mafundikwa publicado em 2004.

A visão é atingir o mundo. Todas as edições serão traduzidas para o inglês e o Francês, sem descartar a possibilidade e necessidade de ser traduzido em línguas características de etnias africanas. O projecto literário configura-se em lançar 7 edições em formato digital e uma última em suporte físico que será a compilação de todas as edições.

A primeira Edição, foi lançada no dia 25 de Maio de 2020, foca na desconstrução e/ou adaptação de ideogramas, símbolos e pictogramas africanos para a criação de layouts. A segunda, foi lançada no dia 29 de Setembro de 2020, foca na desconstrução e/ou adaptação
de ideogramas, símbolos e pictogramas africanos para a criação de layouts.

O projecto surgiu da necessidade de despertar para a reordenação do tecido artístico de África, sua emancipação e expressividade visual real.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies