Prémio SACEM destaca figura de Bonga Kwenda 

Notícias de Angola – A Sociedade Francesa de Direitos de Autor (SACEM) destacou a figurado de Bonga Kwenda, músico angolano, ao atribuir o  grande prémio “Músicas do Mundo”, em França, soube o NA.

Por: Amilton Victor 

Segundo o comunicado que o Notícias de Angola teve acesso hoje, Bonga foi um dos 19 premiados pela SACEM, que distingue anualmente compositores, intérpretes e produtores de todos os estilos e géneros musicais.

Durante a cerimónia na quinta-feira, (30) o músico angolano, partilhou o palco guitarrista e produtor Betinho Feijó.

Na mesma noite, outras individualidades foram premiadas durante o espetáculo várias categorias da arte com realce para o estilo Jazz, hip-hop, música eletrónica, cinema, realizadores de audiovisual, música clássica contemporânea, rock, humor, edição musical e canção do ano.

O prémio SACEM é uma sociedade civil sem fins lucrativos, e é gerenciada pelos seus membros, os autores, compositores e editores de música.

Bonga é considerado o embaixador da música angolana. Tem mais de 400 composições de sua autoria, 32 álbuns, sete bandas sonoras de filmes e é também recordista de vendas.

Autor da canção de grande sucesso Mulemba Xangola, lançada em 2000,  retrata a reconciliação nacional e o fim do conflito armado.

Do seu repertório destacam-se os álbuns “Kaxexe” (2003), “Maiorais” (2005) e “Bairro” (2008) continuam a escrever “a lenda de um cantor em movimento perpétuo”, lê-se na  descrição da SACEM.

Em 2014 foi condecorado, pela Embaixada de França em Angola, com a insígnia de Cavaleiro na Ordem das Artes e Letras, e em 2018 o Estado angolano condecorou-o com a Medalha de Bravura e do Mérito Cívico e Social, 1.ª Classe, no âmbito das celebrações do 43º aniversário da independência nacional.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies