PR termina missão em Nova Iorque

Notícias de Angola – O Presidente da República, João Lourenço, terminou na quarta-feira , a jornada de trabalho em Nova Iorque, Estados Unidos da América (EUA), com profunda agenda virada diplomacia.

Da sua agenda de trabalho destacou-se o seu discurso no Debate Geral da 78ª Sessão da Assembleia-Geral da ONU, onde defendeu, entre outros aspectos, igualdade de tratamento nas questões relacionadas com os conflitos armados.

Segundo o Presidente da República, o crescimento dos países em vias de desenvolvimento e os desenvolvidos continua a ser uma realidade inaceitável, daí apelar às Nações Unidas, particularmente ao Conselho de Segurança, para a utilização de contribuições fixas para operações de apoio à paz mandatadas pela União Africana.

João Lourenço, convidou os parceiros internacionais de África a continuarem acreditar e apostar nos mercado continental.

Na ocasião após ter discurso n tribuna da ONU, o estadista angolano manteve encontro com o seu homólogo do Zimbabwé, Emmerson Mnangagwa, com o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e com a Directora da Siemmens para África, Isabel Cristina Tomás. 
    
Ao passo que orientou os trabalhos de uma reunião da troika da Organização de Estados de África, Caraíbas e  Pacífico, composta por Angola, pelo Quénia (país que deixou a liderança) e Suriname.

Ao intervir, na qualidade de Presidente em exercício da OEACP, João Lourenço disse que a organização, com um bilião e meio de pessoas, distribuídas por três continentes e 79 países, representa uma força não negligenciável no concerto das nações, pelo papel que pode desempenhar em ajudar a construir um mundo de paz e segurança

Prometeu tudo fazer para levar a diante uma presidência activa, inclusiva e orientada para resultados positivos, bem como para implementar as decisões adoptadas pelas anteriores Cimeiras de Chefe de Estado e de Governo.

“Quero, por isso, colocar ênfase especial e fazer um apelo ao vosso inestimável apoio, para que consigamos fazer face às enormes tarefas de que estamos incumbidos”, exprimiu.

Considerou fundamental a existência do espírito de unidade, o cumprimento das obrigações estatutárias e a valorização de cada um dos órgãos, a fim de se tornarm mais fortes e capazes de responder aos complexos desafios que se apresentam aos países membros.

Noutro sentido, o Presidente angolano disse que o mundo atravessa um momento particularmente difícil, com o proliferar de guerras, conflitos entre nações, terrorismo, mudanças inconstitucionais de poder, alterações climáticas, endemias e pandemias que, como consequência, trazem consigo uma severa crise alimentar, humanitária e energética em que os países membros da nossa organização são as primeiras e principais vítimas.

O mais grave, disse, é o facto de as instituições internacionais criadas para lidar com este tipo de situações e dar-lhes solução em tempo útil demonstraram estar impotentes e sem soluções à altura dos desafios actuais.

“Eis a razão porque os povos do mundo, de que nós constituímos a maioria, reclamam por reformas profundas da governação global, do Conselho de Segurança das Nações Unidas, para melhor lidar com as questões da paz e segurança universais, e das instituições financeiras como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e a Organização Mundial do Comércio”, expressou.

Reafirmou o compromisso com os princípios e objectivos da OEACP, por forma a que a realização cabal das obrigações que lhe cabem levem ao reforço dos laços de amizade, de solidariedade e de cooperação entre a  organização e seus parceiros internacionais.

De recordar que o Presidente da República de Angola chegou à cidade de Nova Iorque no passado sábado, depois de uma missão oficial em Havana, Cuba.

Em Havana

Em Havana (Cuba), o Presidente da República participou da Cimeira do Grupo dos 77+China, ocorrida na última semana, onde manteve um encontro na capital cubana com o Presidente da Venezuela,  Nicolás Maduro, para reforço das relações bilaterais.

Ainda no capítulo da diplomacia em Havana, João Lourenço, reuniu-se com o Presidente do Ruanda, Paul Kagame, no qual, analisaram questões de interesse comum no quadro das relações bilaterais e regionais.

A reunião aconteceu à margem da Cimeira do Grupo dos 77+China, que fez convergir para a cidade de Havana estadistas dos quatro cantos do mundo.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies