Parceria Económica Angola e Brasil privilegia Sector Industrial

Notícias de Angola – O sector empresarial brasileiro pretende investir na indústria extrativa e de transformação em Angola, avançou, esta Sexta-feira, em Luanda, o presidente da República Federal do Brasil, Lula da Silva, à margem da assinatura de Sete acordos para o relançamento da parceria económica, estratégica e diplomática entre os dois estados.

Com destaque para os sectores industrial e agrícola, a nova era da parceria estratégica entre os dois estados abrange também sectores como, Saúde, Educação, financiamento de novas linhas de crédito, biodiversidade, diplomacia e defesa.

Por: Amilton Victor

No domínio da indústria e transformação, o Estadista brasileiro anunciou a construção da primeira fábrica de medicamentos em Angola, com a entrada em funcionamento a partir de 2025 e que prevê gerar cerca de Duzentos e Oitenta postos de trabalho.

Já no  sector agrícola, o Brasil tem em carteira um programa de intervenção no canal do Cafu ( vale do Cunene) com cerca de vinte e Cinco ações para a promoção do desenvolvimento agrícola na região. 

O Programa inclui a pesquisa agropecuária, capacitação e implementação de políticas de crédito para o pequeno empreendedor.

O governo brasileiro projecta ainda, a implementação do projecto “Escola de Todos” que de acordo com aquele governante vai aumentar o acesso ao sistema de ensino com especial atenção às pessoas portadoras de deficiência física.

Aquele Estadista concluiu que  “o Brasil é o parceiro ideal para a revolução agrícola que se quer para Angola no âmbito da diversificação económica. Com estes acordos, Angola consagra-se como a porta de entrada do investimento brasileiro para os demais países de África.

Já no domínio da Saúde, Brasil e Angola celebraram um memorando de entendimento para o diagnóstico e tratamento do HIV-SIDA e da Hanseníase vulgo lepra.

Com um modelo de cooperação que passa por diversos sectores, João Lourenço, enfatizou que “os benefícios dessa nova era diplomática são mútuos”. Além disso, o estadista angolano, reforçou a necessidade de um “ambiente de cooperação sólido, pujante, realista e pragmático entre os dois países”.

O presidente angolano sublinhou, por outro lado, que Angola é um país aberto ao mundo, disponível a desenvolver relações de cooperação económica, técnica e científica com todas as nações.

“Temos em comum a mesma língua, cultura, o mesmo clima, um grande potencial em recursos naturais. Nossa luta comum é dar o melhor aproveitamento possível ao grande potencial existente, transformando-o em riqueza real para o benefício de nossos povos”, afirmou Lula da Silva.

Cooperação Angola e Brasil

A cooperação entre Angola e o Brasil começou a desenhar-se a 11 de Junho de 1980, com a assinatura do Acordo de Cooperação Económica, Científica e Técnica. 

No âmbito desse acordo, os dois países desenvolveram a  cooperação bilateral nas áreas da saúde, cultura, administração pública, formação profissional, educação, meio ambiente, desporto, estatística e agricultura. 

O Brasil foi o primeiro país do mundo a reconhecer a independência de Angola, proclamada a 11 de Novembro de 1975, pelo então Presidente António Agostinho Neto.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies