O país cabe aqui.

Palácio de Ferro acolhe segunda edição do Festival Balumuka

Notícias de Angola – O Palácio de Ferro localizado em Luanda, vai acolhereste sábado, a segunda edição do Festival Balumuka, com objectivo de engrandecer a cultura nacional.

O acto tem como objectivo, enaltecer a cultura angolana com concertos, exposições, fóruns, oficinas, danças e palco aberto.

Segundo o comunicado que o Notícias de Angola teve acesso hoje, o festival que arranca este Sábado, além da apresentação do evento de carácter a cerimónia vai contar, também, com a outorga de certificados de mérito aos mais de 200 artistas, dos 20 grupos que pisaram os palcos “Amaro Fonseca” e “Rádio Luanda”, bem como aos professores que se disponibilizaram em partilhar conhecimento nas oficinas.

Para João Vigário, responsável da produtora Onart, a entrega dos certificados cinge-se no reconhecimento do esforço e ousadia dos artistas, bem como das empresas parceiras em acreditarem e tornarem possível a realização da primeira edição do festival, a fim de estarem prontos para mais um desafio, que é a segunda edição do Festival Balumuka – Baluarte da Músika Angolana.

O Festival Balumuka surge da parceria entre o músico e pesquisador cultural, Jorge Mulumba, e a Produtora Onart no seguimento do trabalho conjunto que têm vindo a desenvolver desde 2018, e se propõe ser um lençol de conjugação de sinergias através do qual artistas, produtores de instrumentos, pesquisadores, académicos, instituições do estado, privadas e a sociedade em geral, possam debruçar-se de forma abrangente e inclusiva,  sobre os nossos instrumentos e a diversidade ritmo-musical do nosso construto identitário ancestral, enquanto herança material e  imaterial que deve ser preservada e valorizada.

Refira-se que a designação do festival é uma mescla das palavras Baluarte da Músika Angolana, sendo um “chamamento” implícito para exaltação das nossas raízes musicais ancestrais. Inspirado no célebre programa radiofónico “Balumuka” da Rádio Luanda, cuja marca está vincadamente associada ao saudoso jornalista Amaro Fonseca, tendo sido homenageado na primeira edição da “maratona cultural”.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies