O país cabe aqui.

Tubo de rejeitado da Catoca cimentado definitivamente

Notícias de Angola –  A Sociedade Mineira de Catoca deu a conhecer na terça-feira, a conclusão da cimentação do tubo vertedor da bacia de rejeitados cuja ruptura, a 24 de Julho de 2021, provocou a turbidez da água dos rios Luite e Chicapa na província Lunda Sul.

Segundo o comunicado que o Notícias de Angola teve acesso hoje, os trabalhos de conclusão do tubo vertedor com 250 metros de extensão, situado a 50 de profundidade, envolveram empresas especializadas da África do Sul.

De acordo com o chefe de Departamento de Gestão da Bacia de Rejeitados da Sociedade Mineira de Catoca (SMC), Dionísio Neto, a cimentação do tubo vertedor é o culminar de um trabalho de 12 meses, tendo iniciado com a contenção imediata do vazamento no dia 4 de Agosto de 2021, seguindo-se de um estudo aturado para o desenvolvimento da melhor solução, tendo envolvido mais de 100 técnicos altamente especializados, contando igualmente com a consultoria de multinacionais especializadas.

Os trabalhos finais, mais concretamente de cimentação, decorreram entre os dias 9 e 31 de Agosto passado e contou com o apoio de duas empresas sul-africanas especializadas no ramo, nomeadamente, Knight Piesold e a Rostruct Drilling and Grouting. A obra consumiu 3564 sacos de cimento de 50 kg e aditivos solidificantes, tendo-se recorrido à técnica de bombeamento da argamassa.

“Está concluído o trabalho de cimentação do tubo vertedor, em que ocorreu o incidente no ano passado. Com esta operação podemos dar por desactivado este circuito e considerar como estando segura a infraestrutura da bacia de rejeitados” afirmou  Dionísio Neto.

Ainda segundo o responsavél  da Catoca, está em estudo um projecto para extracção de rejeitados secos nas Centrais de Tratamento e posterior espessamento das lamas, que vai permitir também a recirculação de água em pontos mais próximos da Central de Tratamento e consequentemente a redução de custos de produção.

O espessamento vai igualmente permitir a redução do volume de água a ser armazenada na bacia.

Para mitigar o impacto nas comunidades afectadas, Catoca reforçou o seu apoio com bens essenciais, através da distribuição de cestas básicas e a construção de sistemas de abastecimento de água, bem como iniciativas geradoras de rendas, como tanques para a prática da piscicultura. 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies