“Não se induatrializa um país de ânimo leve”, diz Jorge Pinto

Por: Manuel Ngunza

Os 45 anos de independência e dezoito de paz, é chegada a hora de Angola olhar para o sector indústrial com seriedade e não de ânimo leve.

E, esta determinação que, vai levar a industrialização do país, não será feita com um sector industrial maioritáriamente dependente da importação de matéria-prima.

Angola tem uma necessidade urgente de apostar nas pequenas agroindústrias e, isto é possível uma que, em termos de matéria-prima, Angola tem 95% de água e 5% de produção agrícola, logo nada justifica a dependência em larga escala de importação.

A reflexão é do agricultor e Assessor do Presidente da Associação Industrial de Angola (AIA) Jorge Pinto, que analisava a baixa do Produto Interno Bruto (PIB) do país na ordem de mais 8% este ano.

Esta quantidade de recursos hídricos e, mesmo ainda tendo poucos de produção agrícola, Angola tem tudo para dinamizar a indústria, basta redifinir as políticas de investimento e apostar em aumentar o que já se produz no país, como tomate, banana, manga, laranja, abacate, uva, ananás e tantas outras variedades de frutas, túbercolos e verduras.

A indústria das bebidas é o um exemplo que não precisa de importar, pois, tem água e frutas, logo, país tem tudo para produzir, comercializar e consumir sem que o cidadão e o investidor suportem altos custos.

Jorge Pinto, acredita que “Angola perdeu 45 anos e consequentemente a suportar custos desncessários por falta de visão ou vontade para industrializar o país”.

A covid-19, a pesar das insuficiências e ineficiências das políticas de investimento para o sector industrial, está a mostrar que produzir localmente é possível, uma vez dispor de condições.

Sem avançar números, Jorge Pinto, revela que várias empresas tiveram de reduzir o volume de produção, mas o sector aprendeu a reinventar-se.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies