Moçambique : Morreu rapper Azagaia 

Por: NA/ DNPT

Notícias de Angola : Morreu nesta quinta-feira, um dos ícones do “hiphop” moçambicano, Azagaia nome artístico de Edson da Luz, autor de letras de intervenção que lhe valeram, entre outros, o título de “‘rapper’ do povo”.

Azagaia ficou célebre pela crítica aberta à governação do país,  em 2008 chegou a ser questionado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

As suas rimas não passavam na rádio e televisão públicas e os deputados da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), no poder desde a independência, apontavam-no como intérprete da oposição.

Autor dos sucesso “E se eu te dissesse, Que a oposição neste país não tem esperança, Porque o povo foi ensinado a ter medo da mudança, Mas e se eu te dissesse, Que a oposição e o governo não se diferem, Comem todos no mesmo prato, E tudo está como eles querem”, reza a letra de um dos temas icónicos de Azagaia.

Do seu último álbum surgiu a faixa  “Babalaze” (que significa “ressaca” na língua changana) uma adaptação da obra poética “Babalaze das Hienas” do defunto poeta moçambicano José Craveirinha.

Em 2014, suscitou polémica ao surgir num programa de televisão a enrolar um cigarro com ‘cannabis’, justificando-o com fins terapêuticos e depois de já ter sido detido pela polícia por duas ocasiões.

Poucos meses depois do escândalo, anunciava na Internet o fim da carreira.

Ainda em 2014, anunciou que padecia de um tumor cerebral e foi criada uma campanha de angariação de fundos que juntou 20.300 euros para lhe custear uma cirurgia na Índia.

Edson da Luz voltou ao palco ano e meio depois, num concerto numa discoteca de Maputo em abril de 2016, mas desde então permaneceu numa posição muito mais discreta no panorama artístico moçambicano.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies