MINTTICS apresenta parque tecnológico da Huawei a delegação moçambicana

0
Foto: Cedida

Com base na parceria estratégica entre os ministérios das telecomuniçãoes de Angola e Moçambique, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) levou a delegação uma moçambicana a visitar o parque Tecnológico da Huawei em Luandaa, onde foi apresentado o futuro parque em construcão no Talatona.

Este parque contará com centros de treinamento, salas de tecnologia que permitira a formação de quadros angolanos e também de países vizinhos.

O Centro Tecnologico terá a capacidade de formar mais de mil e 500 talentos e engenheiros visto que a Huawei esta focada na inclusão digital e treinamento de jovens talentos angolanos no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Este parque contribuirá para a transformação digital em África, tecnologia 5G e a implementação digital dos orgãos governamentais de ambos países, sendo que o para os países atingerem um desenvolvimento sustentavel terão a tecnologia com uma base solida para o desenvolvimento.

A formação de talentos na Huawei fazem parte do leque de projectos que a empresa chinesa tem vindo a desenvolver em Angola, e a construção do centro tecnológico vai criar competências a nacionais, a inclusão digital e condições para a implementação de variadas tecnologias e criação de um desenvolvimento sustentável para Angola.

Os visitantes tomaram conhecimento de todo o processo de funcionamento do parque e sobre o valor do investimento que a Huawei fez para o projecto. Prevê-se a conclusão do parque para o segundo semestre do próximo ano e trará consigo a criação de novos empregos e a consolidação de métodos investigativos locais.

Esteve a chefiar a delegação o Diretor Nacional de Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Matias Manuel da Silva Borges, acompanhado do PCA do Infrasat, Diogo de Carvalho, representante do Gabinete de Gestão de Programa Espacial Nacional, Zolana e a Directora Executiva do Inacom Luísa de Freitas Bernardo Augusto.

Da delegação Moçambicana esteve o Administrador do Conselho de Administração e Chefe da Delegação, Francisco Chate, Director Nacional e Vice-Coordenador da Task Force, Horácio Parquinio, Administradora do Conselho de Administração e membro da Task Force, Helena Fernandes, Assessora do Ministro e membro da Task Force, Vânia Morgado, Director de Serviço e membro da Task Force, Martins Langa e o Director de Serviço e o membro da Task Force, Orlando Zobra.

Fundada em 1987, a Huawei é fornecedora líder global de infraestrutura e dispositivos inteligentes de tecnologia da informação e comunicação (ICT). Tem mais de 197 mil funcionários e opera em mais de 170 países e regiões, atendendo a mais de três biliões de pessoas em todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome.