Mais de mil e 500 famílias em Luanda vão beneficiar de água potável  

Notícias de Angola – Mais de mil e 500 famílias das comunidades de Mazozo e Cabala, no município de Icolo e Bengo, e do mercado do Calumbo, em Viana, província de Luanda, vão beneficiar a partir de Janeiro do próximo ano, fácil acesso à água, bem como a segurança sanitária nas comunidades de Luanda, por via do projecto OMAZA.

O projecto apresentado na terça-feira (12) em Luanda, conta com investimento de cerca de 83 milhões de kwanzas, financiado pelo Sistema Coca-Cola em Angola através da sua iniciativa “Água para África” e a Refriango, será implementado pela Associação Instituto Piaget de Angola (AIPA).

O mesmo visa ainda educar as comunidades ao consumo consciente da água, a utilização deste recurso para o seu desenvolvimento e o reforço da resiliência às alterações climáticas com mais de 26 milhões de litros por ano.

Na ocasião, a coordenadora do projecto, Ana Pérez, disse que além da instalação de chafarizes, será feito educação comunitária para potabilização da água utilizando o método SODIS (sigla em inglês para Purificação Solar da água), que permite a eliminação de patogénicos através da exposição à luz solar de água não tratada, armazenado em garrafas transparentes.

De acordo com a administradora de marketing da Refriango, Tânia Jardim, o Projecto Omaza surge no contexto que o mundo atravessa com as alterações climáticas, intervindo em comunidades onde é o urgente facilitar o acesso à água limpa e dotar as populações de fórmulas eficazes de gestão deste recurso.

“Essas acções melhoram a saúde pública, aumentam o nível de nutrição, reforçam práticas agrícolas sustentáveis e reduzem assimetrias regionais quanto à disponibilidade de serviços e condições básicas de vida”, explicou.

Já a directora de marketing da Coca-Cola Angola, Paula Lima, valorizou o compromisso com a AIPA e considerou os seus esforços para desenvolver a capacidade local se alinharem com as estratégias de parceria comunitária de água da empresa.

A 22 de Março deste ano, no Dia Mundial da Água, a Coca-Cola, Refriango e parceiros reabilitaram uma bomba de água no município do Bocoio, na província de Benguela, uma iniciativa que beneficia directamente três mil habitantes da comunidade de Embandi, a 40 km da sede municipal.

Entre Maio de 2011 e Novembro de 2016, a referida fundação e seus aliados, através do programa “Água para África”, implementaram o projecto de acesso à água potável e serviços sanitários nas comunas de Bom Jesus e Funda, onde oito mil e 500 pessoas passaram a ter acesso a água limpa e mais de 15 mil participaram em acções de formação e sensibilização, bem como mais de 20 jovens e mulheres foram empoderados enquanto parceiros-chave do projecto.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies