Lula volta a ser elegível à presidência do Brasil

Por: Ivanine Silva

O antigo Presidente da República Federativa do Brasil, Luíz Inácio Lula da Silva, volta a ser elegível nas próximas eleições gerais naquele país, em 2022, depois de na última semana, o seu nome ter sido retirado dos casos da Lava jato ao qual estava arrolado.

A decisão foi confirmada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão realizada no final da última semana, a mesma foi tomana pelo ministro Edson Fachin, que retirou da 13ª Vara Federal de Curitiba os casos da Lava Jato que envolviam o ex-presidente Lula da Silva.

Com o posicionamento do STF em favor da decisão de Fachin, as condenações a Lula ficam anuladas, com isso, o petista não está mais enquadrado na Lei da Ficha Limpa, que o impedia de se candidatar.

Para que Lula seja novamente tornado inelegível, seria necessário que a Justiça promovesse sua condenação em duas instâncias antes das eleições de 2022, cenário pouco provável.

Lula chegou a ser condenado por acusações de envolvimento em esquemas criminosos de pagamentos de propinas na Lava Jato, tendo sido mesmo conduzido a prisão.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies