O país cabe aqui.

Kwanza entre moedas mais sobrevalorizadas do mundo

O Banco Nacional de Angola (BNA), decidiu adoptar o câmbio flutuante, porque no regime fixo que vigorou até ao dia 09 de Janeiro, mesmo com a alta taxa de inflação (27%), a moeda nacional, o Kwanza, mantinha o seu valor estável, facto que a torna na quarta moeda mais sobrevalorizada do mundo.

Em termos de sobrevalorização, o Kwanza apenas perde para moedas da Venezuela, Síria e Iémen, segundo esclarecimentos prestados hoje pelo governador do BNA, José de Lima Massano, que fez recurso a dados apresentados recentemente por uma instituição europeia que estuda a economia no mundo, o governador, que falava na Assembleia Nacional, na sessão de discussão e aprovação do OGE/2018 na generalidade, lembrou aos deputados que o facto de ter vigorado o regime de câmbio fixo não significou uma redução de preços, antes pelo contrário houve uma queda acentuada das reservas internacionais líquidas do país.

A alteração do regime de câmbio, enquadrada nas medidas de ajustamentos monetários e cambiais, que estão em curso no âmbito do Programa de Estabilização Macroeconómica para 2018, visa tornar a economia angolana competitiva em relação aos outros países da região, segundo o governador.

Em função do regime de cambio flutuante adoptado dia desde dia 09 de Janeiro deste ano, o Kwanza já se desvalorizou 25 porcento em relação ao Euro e perdeu 18 porcento o seu valor para o Dólar, e hoje um Euro está a ser cambiado a 248,77 kwanzas, enquanto que cada Dólar está agora fixado em 203, 61 kwanzas.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies