O país cabe aqui.

João Lourenço toma nota dos principais problemas de Luanda

Por:Ivanine Silva

Em visita realizada hoje (quarta-feira, 18), ao Governo Provincial, o Presidente da República, ouviu e tomou nota daqueles que segundo o governador, são os principais problemas que assolam a província.

João Lourenço no Governo Provincial de Luanda
Foto:Presidência da República

Foram vários os problemas relatados por Sérgio Luther Rescova, Governador de Luanda, na recepção ao PR, que reflectem o estado actual da província, nos pontos de vista político, económico e social, com grande destaque para questões ligadas à infraestrutura, mobilidade urbana e questões ligadas economia.

Não audiência, Luther Rescova, apelou também a reabilitação de algumas das principais vias de Luanda, como é o caso da via Camama – Calemba 2 – Viana, bem como a remoção da grua do Prenda, que encontra-se naquele local há cerca de 40 anos.

João Lourenço Luther Rescova durante encontro
Foto: Presidência da República

Ponto de Vista Social

A questão social, foi das que mais pontos de abordagem teve, com questões como a mobilidade urbana, transportes públicos, infraestrutura e distribuição de energia e água, a serem focados pelo responsável máximo da província.

Com uma grande deficiência infraestrutural, saltou a vista de todos, o facto de estarem apenas em execução 50 de 313 projectos inscritos nos investimentos públicos.

A deficiente drenagem de águas residuais e pluviais, é apontado como um grande problema da cidade, já que atrapalham fortemente a circulação de pessoas e bens pela cidade, tal como a questão dos transportes públicos, que deverá ser reforçada com 220 novos autocarros.

O saneamento básico e a proliferação de ravinas em Luanda, foram apontados como os maiores dentre os problemas já citados é que aguarda-se por resolução a curto prazo.

Ponto de vista político

Sendo a província mais populosa do país e consequentemente o maior aglomerado habitacional, o governador, destacou sobre tudo questões ligadas à organização local, tendo saltado a vista o facto de existirem gabinetes que de certo modo fazem aquele que seria o trabalho das administrações municipais, no caso da distribuição (venda) de terrenos, o que de certo modo atrapalha e uma confusão, conforme referido pelo governante.

Ponto de Vista Económico

Sendo um dos sectores mais importantes de uma sociedade, já que está directamente implicado na vida dos cidadãos, este sector, mereceu um destaque especial na abordagem de Luther Rescova.

O facto de algumas empresas terem interrompido as suas actividades, face as dificuldades económicas, fruto do actual momento da economia nacional, foi um ponto de abordagem, tal como o crescimento do sector hoteleiro na província.

Está foi a primeira visita do Presidente da República ao Governo Provincial de Luanda, desde que Sérgio Luther Rescova foi indicado ao cargo.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies