O país cabe aqui.

Gestores e estudantes recebem treinamento em matéria de Oratória e Língua Portuguesa

Por: Notícias de Angola

A Associação dos Jovens Amigos da Literatura, AJAL, e a Reforma Angola vão realizar nos dias 21, 22 e 28 de Dezembro, na escola BULE, Futungo, um treinamento profissional de Oratória e Língua Portuguesa dirigido aos gestores públicos e privados, bem como estudantes universitários.

O treinamento de Oratória e Língua Portuguesa conta com dois temas principais- Como Falar em Público e “Perder” o Medo, níveis I e II e Como Falar e Escrever Correctamente em Língua Portuguesa-e compreende 22 horas de carga horária.

De acordo com Engrácia Evaristo, porta-voz do evento, falar em Público continua sendo um problema para muitas pessoas. As causas, disse, vão desde o terror que se apossa das pessoas sempre que são desafiadas a enfrentar o público à falta de instrução sobre como começar e terminar uma abordagem em público.

Entende que, os gestores demonstram uma acentuada debilidade em proferir discurso público dentro das boas práticas da Oratória e que os estudantes deixam a desejar quando o assunto é defender um tema perante o público, o que torna preocupante se tivermos que pensar que são estes estudantes que se tornarão directores, ministros, secretários de estados, administradores e obrigados a servir e a se comunicar com o público.  

Tanto o falar em público quanto o falar e escrever correctamente em Língua Portuguesa são duas ferramentas mais importantes da comunicação cujas técnicas e habilidades vão ser ensinadas durante o treinamento, de acordo com Engrácia Evaristo.

“É destinado às pessoas com dificuldades de falar em público e comunicarem-se persuasivamente. É também destinado àquelas pessoas que queiram melhorar a sua capacidade de comunicação em público, bem como de escrita. As pessoas podem inscrever-se através do correio reformaangola@gmail.com; ajal.amigos@gmail.com; 990045231”, Engrácia Evaristo, porta -voz.

O formador de Oratória e Consultor de Comunicação, Camilo Lemos, e o especialista em Línguas e Literatura, Manuel Ngunza, são os formadores do treinamento que se propõe, entre outros, atingir os seguintes objectivos- Aprender a falar em público, dominando as técnicas para começar e terminar uma locução em público, durante o treinamento; Aprender a gerir o stress durante uma comunicação em público, dominando as técnicas de gestão de stress, bem como o comportamento do cérebro fácil às coisas novas, durante o curso.

“Estar instruído sobre a estrutura da comunicação persuasiva, dominando os respectivos passos, durante o treinamento; Proferir os diferentes tipos de discursos públicos, durante a formação, estudando-os de forma pormenorizada; Falar em público mesmo quando for a ser surpreendido, aprendendo as tecnicas de uma comunicação de improviso, durante o treinamento; Dominar a relação entre a respiração e a voz na fala em público, praticando os exercícios de respiração e aquecimento da voz, durante as práticas na formação; Aprender sobre os actos de comunicação e os articuladores discursivos, são outros objectivos a que se propõe o treinamento”, Engrácia Evaristo.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies