O país cabe aqui.

João Lourenço sugere banco de investimento da CPLP

Fonte: ANGOP

O Presidente da República, João Lourenço, defendeu sábado a criação de um banco de investimento, para dinamizar o desenvolvimento dos países de língua portuguesa.

João Lourenço, que discursava no encerramento da XIII Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) disse que, apesar da crise sanitária de Covid-19, que reduziu a actividade económica, a circulação de pessoas e o encerramento de fronteiras, é necessário o fomento da produção para satisfazer as necessidades e expectativas dos cidadãos da comunidade.

Na qualidade de Presidente em exercício da CPLP, disse ser necessário encontrar formas dinâmicas e criativas valorizando o pontecial dos diversos sectores económicos dos países da comunidade, através do fomento da produção nacional e das exportações.

Exortou que se tornem mais atractivas as economias dos países da CPLP, explorando a sua complementariedade, assim como aumentando as trocas comerciais e investimentos, que gerem empregos e tragam benefícios mutuamente vantajosos.
João LOurenço adiantou que, durante o seu mandato, Angola propoe a inclusão do pilar económico-empresarial como uma necessidade de promoção do desenvolvimento sustentável e da expansão do mercado intra-comunitário, mediante parcerias entre os estados membros.

Sublinhou que os países da comunidade têm enorme potencial industral, agro-pecuário, pesqueiro e turístico, muitos ainda por explorar, que merecem atenção para serem transformados em riqueza real.

Reafirmou o compromisso com a defesa da democracia, dos direitos humanos, segurança e estabilidade na CPLP.
A XIII Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP decorreu este sábado, em Luanda, com a participação dos nove Estados membros, e a presença de convidados, entre os quais o Presidente da Namibia, na qualidade de observador associado da organização, do Secretário-Geral da Organização dos Estados África, Caraíbas e Pacífico e do representante da ONU.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies