O país cabe aqui.

Iniciativas da Tunísia, da Tanzânia e da Zâmbia vencem concurso tecnológico da ATU

Organizações da Tunísia, Tanzânia e Zâmbia , venceram recentemente, o Desafio de Inovação 2021, sobre construção de ecossistemas de inovação em TIC’s para jovens, da União Africana de Telecomunicações (ATU).

A Startup Tunisia, que oferece subsídios e fornece orientação técnica para startups inovadores, conquistou, em apenas 2 anos , apoiou 550 startups, bem como organizações de apoio a startups, fornecendo um ambiente de política de apoio, investimentos e construção de capacidade. Eles reivindicam o prêmio máximo de US $ 10.000 e o título, “2021 ATU Best Ecosystem Practice Enabling Youth ICT Innovation in Africa”.

A competição, lançada pela União Africana de Telecomunicações (ATU) e a União Internacional de Telecomunicações (ITU), também viu os Clubes de Codificação, Mentoria e Incubação da Iniciativa de Apps e Meninas da Tanzânia, e o Programa de Inovação em TIC da Autoridade de TIC da Zâmbia garantiram o segundo e terceiro lugar respectivamente, levando para casa cinco mil dólares e dois mil e 500 dólares. O primeiro capacitou 34.686 meninas com habilidades de resolução de problemas e codificação, melhorou seu desempenho acadêmico em TIC e outros assuntos relacionados a STEM e levou à criação de 69 empresas. Este último comercializou com sucesso mais de 30 start-ups, criou mais de 100 empregos e trabalhou com mais de 15 parceiros locais.

Anunciando os vencedores na cerimônia de premiação virtual encabeçada pelo ministro zambiano de Tecnologia e Ciência, Exmo. Felix C. MUTATI, Secretário-Geral da (ATU), Sr. John OMO, afirmou o compromisso da União em inspirar a criação de um ecossistema em África que apoie o desenvolvimento de soluções caseiras para os desafios locais.

“Continua sendo nosso desejo possibilitar uma perspectiva sistêmica sobre inovação no continente e encorajo todos os interessados ​​em TIC a terem a mente aberta para a ideia de colaboração. A (ATU) está aberta e pronta para facilitar o contato e a comunicação entre as partes dentro de nosso escopo que desejam fazer esforços deliberados para trabalhar em conjunto. É a este respeito que agradeço a todos os parceiros do Desafio, especialmente ao nosso patrocinador de título Huawei, por sua colaboração e investimento em inovação e promoção de habilidades entre os jovens africanos ”, disse.

A edição deste ano do Desafio identificou instituições da África que criam um ambiente propício para que os jovens desenvolvam inovações em TIC. Entre as instituições classificaram-se órgãos formuladores de políticas, incubadoras, universidades e organizações sem fins lucrativos. Isso é um reconhecimento do papel crítico que essas organizações desempenham e a importância de investir em solo fértil a partir do qual os inovadores podem crescer.

Os candidatos tiveram que explicar como apoiaram as inovações e também foram solicitados a destacar dois beneficiários que lucraram com a prática.

Falando durante a cerimônia, o presidente do Carrier Business Group da Huawei, Huawei Southern Africa Region, Sr. Samuel Chen, pediu “mais investimentos em conectividade, energia e infraestrutura de dinheiro móvel que os inovadores podem usar para desenvolver suas inovações e através da qual os cidadãos podem acessá-los ”Embora destacando o compromisso da Huawei em apoiar a inovação e as habilidades locais como sendo a chave para o sucesso da empresa:…“ por mais de 23 anos, temos apoiado a inovação local na África, construindo infraestrutura de 2G a 5G, fornecendo software inovador, como dinheiro móvel e AI, e vamos continuar a construir talentos locais e construir plataformas e produtos para permitir que os inovadores africanos desenvolvam soluções para os desafios africanos ”, disse. Fazendo eco a OMO, David Chen também agradeceu aos co-patrocinadores e parceiros, Intel Corporation, GSM Association e AfriLabs, por contribuírem significativamente para o sucesso do Desafio.

O convidado principal do evento elogiou os participantes pelas suas práticas que respondem ao contexto e aos desafios africanos e reconheceu que, de facto, a inovação é o que distingue e sustenta as sociedades competitivas. Enquanto aplaudia a iniciativa da ATU e da ITU, ele encorajou os governos africanos a estarem abertos à partilha de recursos e boas práticas.

“Parabenizo todos os participantes e agradeço a ATU e a ITU por esta iniciativa que é de facto uma forma prática de avaliação comparativa com outros países pares sobre boas práticas para apoiar as inovações relacionadas com as TIC e o empreendedorismo em África”, disse.

Além do prêmio financeiro que irá beneficiá-los, todos os dez vencedores do Desafio terão suas práticas reconhecidas pela ITU e ATU e ampliadas mundialmente como uma “Melhor Prática das Partes Interessadas do Ecossistema” de TIC, atenção que pode ajudá-los a escalar seus prática ou ser replicada em toda a África para promover a inovação da juventude. Além disso, eles participarão de um campo de treinamento organizado pela ITU que, juntamente com o treinamento do campeão de suporte ao inovador, AfriLabs, durante a semana de aprendizagem de Hubs do AfriLabs, os ajudará a aumentar seu impacto.

O evento reconheceu ainda sete melhores práticas adicionais por partes interessadas do ecossistema em toda a África. Os premiados foram Clubes STEM após as aulas para meninas e Coding Boot Camps para mulheres (pela Fundação Visiola, Nigéria), Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (pela Universidade Zetech, Quênia), Projeto COVID-19 para o Zimbábue (por Pesquisadores Africanos Connect, Zimbábue), Huria Innovation Hub (pela Open University of Tanzania), Innovation and Techno-Preneurship Acceleration (pela St Joseph’s University da Tanzânia), ICT na educação (por Adamawa Code Kids, Camarões) e Woman DNS Academy (pela Internet Sociedade, Capítulo Benin).

A União Africana de Telecomunicações (ATU) foi fundada em 1977 como uma agência especializada da Organização da Unidade Africana, agora União Africana, na área das telecomunicações, tendo como membros Estados-Membros.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies