Inaugurada salas de costura de absorventes reutilizáveis em Viana 

Notícias de Angola – A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, inaugurou esta quarta-feira, em Luanda, duas salas de costura com foco na  confecção de batas escolares e absorventes íntimos reutilizáveis e impermeáveis (sem penetração de líquidos).

Por: Mateus Sorte 

Localizadas no interior da Casa da Juventude,  no município de Viana, os dois recintos estão equipados com 30 máquinas semi-industriais automáticas para corte e costura e serão usadas para formação com vista o incentivo e promoção do empreendedorismo das mulheres de diversas idade.

Na ocasião, a titular da pasta do Ministério da Juventude e Desportos salientou que, com os meios disponíveis, poder-se-á ter mulheres empoderadas e salientou a necessidade de se estender a iniciativa aos outros municípios.

Para o representante permanente do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA – sigla em inglês) em Angola,Mady Biaye, é um grande desafio porque existe pouca sensibilidade para falar sobre menstruação embora se trate de uma questão inerente à qualquer mulheres.

Já a formanda Elisandra Panzo, beneficiária da formação de corte costura para produção de penso íntimos, considera positiva a iniciativa por permitir ajudar meninas com incapacidade financeira para adquirir absorventes descartáveis.

“Este penso tem a duração de cinco anos e faz com que as meninas poupem mais dinheiro porque são reutilizáveis, bem como ajudam na saúde menstrual das mulheres por não conter substâncias químicas nocivas à saúde”, apontou.

A criação do referido espaço de ensino é uma iniciativa do UNFPA em parceria com o Governo de Angola por via do aludido ministério visando a capacitação de 60 jovens do sexo feminino para a produção itens de tecidos.

Com a mesma, tenciona-se ainda fortalecer e apoiar os princípios orientadores e prioridades para o avanço da igualdade de género, empreendedorismo, bem como da gestão da higiene e saúde menstrual no país, começando por Luanda, onde a formação decorre desde 25 de Outubro último e encerra no sábado dia três de Novembro.

A outra província a se beneficiar desta experiência, considerada piloto, é a Lunda Sul com acção formativa prevista entre seis e 17 do corrente mês.

A UNFPA é a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que trabalha para promover o direito de cada pessoa de desfrutar de uma vida saudável e igualdade de género e  apoia iniciativas para melhorar a saúde sexual e reprodutiva, assim como o empoderamento das mulheres em todo o mundo.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies