Inaugurada nova infraestrutura do Hospital Sanatório de Luanda
Por: Ivanine Silva
Foi inaugurada nesta terça-feira (30), pelo Presidente da República, João Lourenço, a nova infraestrutura do agora agora denominado “Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento”.
Com cerca de 500 camas, 212 das quais em quartos de isolamento e 88 nas enfermarias gerais, o novo hospital vai dispor de um conjunto de componentes tecnológicas que o antigo Sanatório não oferecia, com destaque para serviços de ressonância, anatomia patológica, ambulatório com todas as valências de uma unidade docente, bloco operatório, com quatro salas, e cuidados intensivos.
O novo Sanatório vai reservar 36 camas na enfermaria pediátrica, 60 na enfermaria de tuberculose multirresistente e igual quantidade para a área de HIV/TB, bem como 20 outras na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) de infectados e 18 no sector da cirurgia.
Orçado em mais 214 milhões de dólares, valores que envolvem construção, reabilitação e apetrechamento do estabelecimento, que vai dispor de 17 elevadores, 13 na nova infraestrutura, três na antiga e um no edifício de formação, e escadas de emergências em todas as torres, além de uma rede de incêndios.
As obras desta que é uma das unidades de saúde mais modernas do país, tiveram início em março de 2018, foi erguida numa área de mais de 50 mil metros quadrados, conta com 5 torres, 4 andares, um corpo de ligação, um edifício de formação com um laboratório de simulação médica.
Comentários estão encerrados.