Governante quer colaboração do CICA na implementação do projecto Aldeia da Criança 

Notícias de Angola – A ministra da Acção Social, Família e promoção da Mulher, Ana Paula de Sacramento Neto, pediu este sábado a colocação do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola ( CICA) na implementação do projecto Aldeia da Criança.

A governante que intervinha no acto de apresentação do novo secretário geral do CICA, reverendo Vladimir Agostinho, e do 47° aniversário da criação dessa plataforma ecuménica , afirmou que a Aldeia da Criança visa essencialmente tirar  adolescentes das ruas que se dedicam a mendici e prostituição.

Ana Paula do Sacramento Neto considerou de fundamental a participação do CICA no combate às práticas nocivas que impedem o desenvolvimento multifacetado de Angola.

Na ocasião enalteceu o papel desempenhado pela  secretária geral cessante, reverenda Deolinda Dorcas Teca, em acções levadas a cabo pelo Executivo angolano principalmente nas ligadas a consolidação da paz e bem estar das populações.

Violência Doméstica

No âmbito do 47° aniversário do CICA assinalado neste sábado ( 24) para além da XXIII Assembleia geral que elegeu um novo secretário geral realizou- se a conferência Nacional sobre Violência no Gênero  a qual chama as igrejas a romper com o complô de silêncio em relação a violência baseada no gênero, uma vez que afecta todos.

 De acordo com o comunicado final dessa conferência, as igrejas são chamadas a trabalhar nos pilares da paz e segurança, desenvolvimento sustentável e direitos humanos porque a questão da  violência baseada no gênero está ligada a estes três pilares, sendo que, onde há violência, não há paz, não há desenvolvimento e há uma clara violação dos direitos humanos, que maioritariamente é o da mulher.

A igreja deve difundir o novo código penal, que prevê a violência doméstica como um crime público, dando a possibilidade de cada um fazer a denúncia de forma pública ou anónima .

Dados oficiais apontam que 32% das mulheres angolanas sofreram violência física desde os 15 anos de idade; 8% serão vítimas de violência sexual em algum momento de suas vidas; e 34% foram vítimas de violência sexual ou física perpetrada por seus maridos ou parceiros.

O CICA foi fundado a 24 de Fevereiro de 1977 e congrega actualmente 22 igrejas reconhecidas e duas organizações baseadas na fé.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies