Gâmbia solicita apoio de Angola para acções no Conselho de Paz e Segurança da UA 

Notícias de Angola – A República da Gâmbia solicitou o apoio de Angola para as acções que pretende desenvolver no exercício da presidência do Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA), em Dezembro deste ano.

Por: Mateus Sorte

De acordo com uma nota da Embaixada de Angola na Etiópia, chegada hoje ao NA, o assunto foi abordado na segunda-feira, dia seis, durante uma reunião entre o embaixador angolano naquele país e representante permanente junto da UA, Miguel César Domingos Bembe, e a homóloga gambiana, Jainaba Jagne.

Conforme às informações, ambos os diplomatas reconheceram  a necessidade de um alinhamento dos respectivos Estados em  relação aos principais desafios daquele organismo Africano e analisaram ainda o estado da cooperação, incrementada com a assinatura, na capital etíope, a três de Setembro de 2021, de um comunicado conjunto sobre o estabelecimento de relações entre os dois países.

Na altura, sublinha o comunicado, a Gâmbia manifestou o desejo de beneficiar da vasta experiência de Angola em vários sectores da economia, com destaque para a área do petróleo e gás.

No final do encontro, Jainaba Jagne enalteceu os esforços do Presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço, pelos esforços na busca de soluções negociadas para o fim dos conflitos armados em várias regiões do continente africano.

Sob os auspícios da Gâmbia, o CPS da organização continental deverá realizar nos dias 4 e 5 de Dezembro deste ano, em Banjul, um retiro ministerial denominado “Plataforma Africana para Crianças Afectadas por Conflitos Armados” e o país está convidado a participar.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies