Académico angolano eleito Presidente do Comité Africano do Direito da Criança 

Notícias de Angola – O académico angolano Wilson de Almeida Adão foi eleito, na quarta-feira, dia 8, em Adis Abeba, capital da Etiópia, Presidente do Comité Africano de Peritos sobre os Direitos e Bem-Estar da Criança (ACERWC-sigla em inglês), soube hoje o NA.

Conforme a nota da Embaixada de Angola na Etiópia, o docente foi eleito por maioria absoluta, numa reunião que contou com a presença do Presidente etíope, Sahle-Work Zewde, tonando-se, deste modo, o primeiro angolano a presidir um órgão do Sistema Africano de Protecção dos Direitos Humanos.

Com mandato previsto de cinco anos, Wilson Adão assume o ACERWC cujas principais funções assentam-se na recolha de informações, interpretação das disposições da Carta da União Africana (UA), para monitorar a sua implementação.

Por via disto, recomendar aos governos dos Estados Membros para trabalharem alinhados com as organizações sobre os direitos da criança.

O organismo liderado pelo angolano ocupa-se ainda das reclamações individuais sobre violações dos direitos da criança e da investigação das medidas adoptadas pelos Estados Membros para implementar a Carta da organização continental.

Na ocasião, o também advogado referiu que assume a presidência do comité num momento crítico para a promoção e protecção dos direitos das crianças no continente africano.

Por seu turno, o Encarregado de Negócios da Embaixada de Angola na Etiópia, Coutinho Viquissi Copumi, sublinhado que a eleição de Wilson Adão demonstra a força crescente da diplomacia angolana nas instituições internacionais.

Realçou igualmente que o país continuará a desenvolver esforços para a implementação da Agenda 2063 da UA, especialmente em relação ao bem- estar da criança.

O novo presidente do ACERWC é licenciado em Direito pela Universidade Católica de Angola, mestre em Direito Internacional pela Universidade de Lisboa, onde frequenta o curso de doutoramento na mesma especialidade. É advogado, árbitro e consultor de instituições internacionais.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies