Notícias de Angola – A República da Gâmbia solicitou o apoio de Angola para as acções que pretende desenvolver no exercício da presidência do Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA), em Dezembro deste ano.
Por: Mateus Sorte
De acordo com uma nota da Embaixada de Angola na Etiópia, chegada hoje ao NA, o assunto foi abordado na segunda-feira, dia seis, durante uma reunião entre o embaixador angolano naquele país e representante permanente junto da UA, Miguel César Domingos Bembe, e a homóloga gambiana, Jainaba Jagne.
Conforme às informações, ambos os diplomatas reconheceram a necessidade de um alinhamento dos respectivos Estados em relação aos principais desafios daquele organismo Africano e analisaram ainda o estado da cooperação, incrementada com a assinatura, na capital etíope, a três de Setembro de 2021, de um comunicado conjunto sobre o estabelecimento de relações entre os dois países.
Na altura, sublinha o comunicado, a Gâmbia manifestou o desejo de beneficiar da vasta experiência de Angola em vários sectores da economia, com destaque para a área do petróleo e gás.
No final do encontro, Jainaba Jagne enalteceu os esforços do Presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço, pelos esforços na busca de soluções negociadas para o fim dos conflitos armados em várias regiões do continente africano.
Sob os auspícios da Gâmbia, o CPS da organização continental deverá realizar nos dias 4 e 5 de Dezembro deste ano, em Banjul, um retiro ministerial denominado “Plataforma Africana para Crianças Afectadas por Conflitos Armados” e o país está convidado a participar.
Comentários estão encerrados.