Fundação Mastercard e CDC africano doam vacinas em África
Redacção NA
A Fundação Mastercard e o CDC africano anunciaram em conjunto, nesta semana que as 15,2 milhões devacinas adquiridas ao abrigo da iniciativa Saving Lives and Livelihoods, estão atualmente a ser distribuídas por toda a África, estas vão beneficiar mais de 65 milhões de pessoas.
Lançada em junho de 2021, a iniciativa Saving Lives and Livelihoods é agora uma parceria de 1,5 mil milhões de dólares americanos que pretende viabilizar a vacinação para milhares de pessoas, desenvolver uma força de trabalho para o fabrico de vacinas e reforçar a capacidade do CDC africano de supervisionar uma campanha de vacinação histórica e de responder eficazmente a futuros surtos.
De acordo com Reeta Roy, CEO da Fundação MasterCard, a entrega atempada destas vacinas sublinha a eficácia do African Vaccine Acquisition Trust(AVAT) e ao colaborar com o CDC africano e várias organizações, a Fundação Mastercard irá apoiar a distribuição das vacinas a milhões de pessoas em todo o continente.
As vacinas adquiridas ao abrigo da iniciativa Saving Lives and Livelihoods tiram partido de um acordo históriconegociado pelo African Vaccine Acquisition Trust no início deste ano para a compra de 400 milhões de vacinas Johnson & Johnson, bem como de um acordo mais recente para a compra de 50 milhões de vacinas Moderna.
A Fundação Mastercard irá financiar a compra de 57 milhões de vacinas Johnson & Johnson e irá comprar aproximadamente 17 milhões de vacinas Moderna. O mecanismo AVAT foi criado para permitir que os países africanos conseguissem reunir recursos que permitissem a aquisição direta de vacinas a preços reduzidos através deencomendas de grande volume
Segundo o representante da União Africana, Strive Masiyiwa, através do AVAT, serão garantidas vacinas suficientes para inocular 450 milhões de pessoas até setembro de 2022.
O acordo para o fornecimento e distribuição das vacinas foi estabelecido com base numa garantia de 2 mil milhões de dólares americanos emitida pelo Afreximbank aos fabricantes de vacinas, com o apoio dos parceiros.
A distribuição das vacinas ao abrigo da iniciativa Saving Lives and Livelihoods será conduzida pela UNICEF, que supervisiona, de uma forma global,a entrega das vacinas do AVAT. A UNICEF possui uma vasta experiência na entrega e distribuição de vacinas. Tal só é possível porque mantem uma relação forte e de confiançacom os países africanos.
Comentários estão encerrados.