O país cabe aqui.

Estudantes africanos participam da competição global de tecnologia da Huawei

O maior evento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Tic), do continente africano, promovido pela multinacional chinesa Huwei, sob lema “Conexão, Glória, Futuro, arrancou na última semana, em cerimónia online.

Para está edição, angolanos participam representantes do Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação (Isutic) com 3 estudantes e um instrutor, o Centro Integrado de Formação Tecnológica (Cinfotec) com 6 estudantes e um instrutor bem como o ICT School of C.P (ISCP) igualmente com três estudantes e um instrutor.
É considerado maior evento do género no continente africano, reunindo 14 países e atraindo mais de 50.000 alunos.

A nível global, a competição de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) da Huawei na África subsariana 2019-2020 abrangeu mais de 70 países, com 150.000 participantes de mais de 2.000 universidades e faculdades.

Lançada na região há cinco anos, a competição de TIC da Huawei tornou-se a maior competição de habilidades em TIC de África.

Durante a cerimónia de abertura, na qual participaram a UNESCO, alunos e parceiros da indústria, o Vice-presidente da Huawei para o Sul de África, Liao Yong, destacou a importância da conectividade na era do distanciamento social.

“A exclusão digital está, na verdade, a aumentar devido ao ‘novo normal’ causado pela pandemia da Covid-19. À medida que se trabalha e estuda cada vez mais via online, as pessoas digitalmente desfavorecidas são as mais afectadas”, referiu.

Liao realçou que “a realização da versão online da competição de TIC durante a pandemia tem um valor único, pois mostra que a Huawei, como pioneira na construção da infra-estrutura digital africana, também leva muito a sério a sua estratégia de talentos”. Estratégia esta que, detalhou, “ abrange três aspectos como o aperfeiçoamento digital de profissionais de TIC; incentivo e capacitação de alunos de TIC; bem como a promoção da alfabetização TIC entre as pessoas comuns”.

A Huawei investiu fortemente na preparação deste evento, realizando 300 exposições itinerantes em campus de 14 países da África subsariana, com um total de 50.000 alunos participantes. A formação relacionada com a competição ajudou mais de 300 estudantes a receber ofertas de emprego.

Atabol Hamza Adenoi, um estudante da Nigéria, reconhece que esta capacitação foi de grande importância para alunos como ele: “Comecei o percurso para a competição de TIC da Huawei em Agosto de 2019, enquanto fazia o meu estágio na A.B.U. Zaria. Recebi formação antes do exame da competição e logo depois tive a oportunidade de fazer um estágio na sede da Huawei Nigéria, em Abuja”.

Numa intervenção durante a cerimónia de abertura, Ydo Yao, Director em exercício do Bureau Internacional de Educação da UNESCO, aplaudiu a Huawei por desempenhar um papel exemplar no apoio a iniciativas que criam, inovam e fornecem habilidades de TIC ao continente. Num recente webinar, a UNESCO identificou a infra-estrutura digital como o desafio mais importante que o ensino superior enfrenta em África.

A parceria entre a UNESCO e a Huawei no continente africano tem sido frutífera e inclui projectos como a DigiTruck e a Huawei ICT Academy, realizados sob os auspícios da iniciativa de inclusão digital da Huawei TECH4ALL.

Com uma série de campanhas de ecossistema de talentos na África subsariana, incluindo a competição de TIC, a Huawei espera melhorar as competências de mais de 700.000 profissionais de TIC até 2023. O objectivo é preencher a lacuna de talentos nesta área, avançar na transformação digital das indústrias e levar o digital a cada pessoa, lar e organização, criando assim um mundo totalmente conectado e inteligente.

________________________________________________________________________

Os artigos de opinião publicados no Notícias de Angola são da inteira responsabilidade do seu autor. O NA não se responsabiliza por quaisquer danos morais ou intelectuais dos textos em causa, confiando no rigor, idoneidade e credibilidade dos seus autores.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies