“ESTA ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES NÃO NOS AJUDA EM NADA”
A associação dos estudantes do Instituto Internacional Politécnico Superior de Angola (ISIA), existe a mais de cinco ano, com intuito de resolver os problemas que têm a ver com a vida académica, de maneira à criar uma harmonia dentro da instituição. A mesma tem como presidente Filipe Saraiva, estudante do 4 ano, do curso de Direito.
A direcção da associação dos estudantes do ISIA, tem um papel preponderante dentro da instituição, para que haja melhor compreensão e uma boa relação inter-pessoal. A associação surgiu com objectivo de satisfazer as necessidades dos estudantes, nota-se pouco o interesse dos responsáveis na resolução dos problemas no que diz respeito ao bem-estar dos académicos.
No ISIA os responsáveis da associação transformaram aquele local como se fosse um lugar somente deles, o dever deles é de melhorar os problemas relacionados com os estudantes e a instituição, de forma geral funciona como um intermediário. A direcção da mesma não consegue melhorar tais problemas, porque muitas vezes os estudantes deparam-se com muitas situações que não conseguem ultrapassar tais problemas. E a associação não demonstra o grande papel que representa na instituição.
Em entrevista o Vice-Presidente da Associação dos Estudantes do ISIA, Bornito Ngunza “resolvemos alguns problemas que estão dentro das nossas capacidades e os que não podemos resolver encaminhamos para direcção dos assuntos académicos. E quanto as actividades que tem acontecido cá na instituição nós antes de ajudarmos os estudantes primeiramente analisamos depois executamos” disse Bornito.
O responsável não parou ali, continuou o seu desabafo afirmando que a associação dos estudantes não é só para apoiarmos, ou estarmos ao lado dos estudantes, mas quando há um problema em uma das turmas, nós olhamos os dois lados e só depois é que resolvem o assunto em questão ou seja dar razão a quem merece, professor ou estudante. Os melhores de tudo é que estão sempre abertos para todos sem excepção, para ajudar os necessitados. Recebem todos tipos de casos, principalmente o que tem a ver com as propinas, opinam em tudo que concerne as decisões vindas do decano da universidade.
Para o estudante Keny Pereira, do 2 ano do curso de informática, afirma “algumas pessoas pensam de maneira diferente inclusive eu, esta associação não nos ajuda em nada, quantas vezes que fui para lá explicando o que realmente estava acontecer, mas nem com isso eles se importaram, nós os estudantes passamos cada situação e perdemos forças para exprimirmos o que sentimos” falou Keny.
Pelos vistos os estudantes do ISIA, não se sentem confortados com o trabalho da associação dos estudantes, pelo mau desempenho referido pela estudante Pereira, que acrescentou “desde que estou no ISIA nunca vi a Associação dos Estudantes nas turmas, para saber dos nossos problemas, não criam nenhuma actividade juvenil, com tudo não sei porquê dessa associação, nem eles sabem o que isto significa” disse Keny Pereira.
Texto e Imagem: Tatiana Dinis
Comentários estão encerrados.