Equipa angolana de Rally confirma participação no Dakar 2024

0
Foto: Cedida

Por: Redacção

A equipa angolana de Rally Raid Angola Rally Team confirmou segunda-feira, a sua participação na terceira edição do Kalahari Rally, iniciando assim a sua preparação para o Dakar Rallyde2024.

De acordo o comunicado que o Notícias de Angola teve acesso nesta terça-feira, aponta que a prova decorrerá entre os dias 3 e 10 de Setembro de 2021 na África do Sul, no mítico deserto do Kalahari.

Notícias de Angola

Conforme o comunicado, a concretização do Kalahari Rally garantirá a elegibilidade para a prova rainha do todo o terreno internacional, o Dakar Rally. Esta condição aliada à proximidade, levam o conjunto a considerar esta competição como o desafio ideal para o início da sua campanha.

A equipa detém já várias internacionalizações no seu palmarés e desde 2012 que participa regularmente no Campeonato Angolano de Rally Raid (CARR), tendo comemorado por três vezes o título de campeão nacional da classe em que compete (SSV), e obtido já um segundo lugar numa prova do campeonato do mundo de Bajas em 2014.

Segundo João Lota (Piloto) e Nuno Santos (navegador), o Kalahari Rally encetará, acima de tudo, um processo de aprendizagem e de adaptação a este modelo de prova, bastante mais longa e exigente, para a melhor preparação possível para o Dakar Rally de 2024.

A dupla enfrentará algumas etapas diárias com distâncias superiores a 900km, condição que exigirá a salvaguarda permanente da mecânica da viatura. Para além das longas distâncias, consideram que o principal desafio será a navegação, razão pela qual se submeteram durante o mês de Julho aum treino intensivo com o piloto português Pedro Bianchi Prata, antigo Director Assistente da equipa oficial Honda, 10 vezes finalista do Rally Dakar e 4o classificado na categoria SSV em 2020.

A equipa ambiciona concluir os 6 dias de prova sem constrangimentos e defende que o aprendizado adquirido será o objectivo principal que pretende subtrair deste desafio.

Como tal, a abordagem será acima de tudo cautelosa, adaptando o seu ritmo de andamento em função da evolução da prova e aproveitando qualquer oportunidade que possibilite uma classificação final de destaque.

A Angola Rally Team está inscrita na categoria SXS, com uma viatura CAN AM Maverick X3 e contará com o serviço de assistência da equipa sul-africana “MOTO-NETIX”, vencedora da 2o edição do Kalahari Rally e campeã Sul-Africana de todo o terreno em 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome.