Embaixador Miguel  Bembe apresenta cartas credenciais ao Presidente da Eritreia 

Notícias de Angola – O Embaixador Miguel César Domingos Bembe apresentou esta Sexta-feira, em Asmara, as cartas credenciais ao Presidente do Estado da Eritreia, Isaias Afowerki, a quem transmitiu as saudações do Chefe de Estado angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, assim como os melhores votos de prosperidade e bem-estar para o seu homólogo e para o povo eritreu.

Segundo o comunicado que o Noticias de Angola teve acesso hoje, o diplomata Miguel Bembe torna-se assim no primeiro Embaixador na história, a ser acreditado no Estado da Eritreia, com residência em Adis Abeba.

Durante o encontro o diploma angolano, realçou manifestou a sua determinação em trabalhar para o reforço e ampliação das relações de amizade e cooperação entre ambos os países e povos.

Embaixador Miguel Bembe entrega cartas credenciais ao Presidente da Eriteia

Na cerimónia de acreditação, o Embaixador Miguel Bembe, salientou que existe uma grande comunidade eritreia a residir no território angolano, que se dedica a actividade empresarial, sobretudo nos domínios do comércio de bens industriais, comércio geral a grosso e a retalho, e indústria transformadora.

Na o ocasião o representante de Angola, defendeu ser indispensável e inadiável a aceleração do processo que visa criar as condições básicas inerentes ao lançamento e consolidação da cooperação bilateral, tirando proveito das potencialidades e oportunidades oferecidas pelos dois países, bem como corresponder à vontade dos dois povos.

Para tal, referiu que é pertinente promover a negociação e a assinatura de instrumentos jurídicos essenciais para dinamizar e ampliar as relações de cooperação entre ambos os Estados.

O diplomata angolano destacou as áreas político-diplomática, económica e comercial, bem como de defesa e segurança como as de maior relevância para a cooperação bilateral.

Quanto aos domínio político-diplomático, sugeriu a negociação e assinatura de um Memorando de Entendimento para o Estabelecimento de Mecanismos de Consultas Políticas entre o Ministério das Relações Exteriores da República de Angola e o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Estado da Eritreia.

No sector da defesa e segurança, o Embaixador Miguel Bembe que ontem efectuou a entrega das Cartas Figuradas ao Ministro eritreu dos Negócios Estrangeiros, Osman Saleh Mohammed , propôs a assinatura de um Memorando de Entendimento no domínio da Segurança , a efectivação da cooperação na área de combate ao terrorismo e ao crime organizado, e a troca de experiências na vertente da segurança marítima e do combate à pirataria marítima.

Em termos de potencialidades, a Eritreia possui recursos agrícolas (milho, cevada, legumes e gado) e recursos minerais (cobre, ouro, prata e zinco). Conta também com um grande fluxo de fundos da sua diáspora.

Com 5 milhões de habitantes, o Estado da Eritreia faz fronteira com o Sudão, a oeste, a Etiópia, a sul, e o Djibouti, a sudeste. As partes nordeste e leste do país têm um extenso litoral ao longo do Mar Vermelho, tendo na outra margem a Arábia Saudita e o Iémen. Integram igualmente o seu território, o arquipélago de Dalaque e as ilhas Hanish.

Residindo em Adis Abeba, o diplomata Miguel Bembe exerce desde 27 de Abril deste ano, o cargo de Embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente junto da União Africana e da Comunidade Económica das Nações Unidas para África. 

Está igualmente acreditado como Embaixador de Angola no Djibouti, com o estauto de não residente, desde 23 de Outubro último. 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies