Notícias de Angola – O Embaixador Miguel César Domingos Bembe apresentou esta Sexta-feira, em Asmara, as cartas credenciais ao Presidente do Estado da Eritreia, Isaias Afowerki, a quem transmitiu as saudações do Chefe de Estado angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, assim como os melhores votos de prosperidade e bem-estar para o seu homólogo e para o povo eritreu.
Segundo o comunicado que o Noticias de Angola teve acesso hoje, o diplomata Miguel Bembe torna-se assim no primeiro Embaixador na história, a ser acreditado no Estado da Eritreia, com residência em Adis Abeba.
Durante o encontro o diploma angolano, realçou manifestou a sua determinação em trabalhar para o reforço e ampliação das relações de amizade e cooperação entre ambos os países e povos.
Na cerimónia de acreditação, o Embaixador Miguel Bembe, salientou que existe uma grande comunidade eritreia a residir no território angolano, que se dedica a actividade empresarial, sobretudo nos domínios do comércio de bens industriais, comércio geral a grosso e a retalho, e indústria transformadora.
Na o ocasião o representante de Angola, defendeu ser indispensável e inadiável a aceleração do processo que visa criar as condições básicas inerentes ao lançamento e consolidação da cooperação bilateral, tirando proveito das potencialidades e oportunidades oferecidas pelos dois países, bem como corresponder à vontade dos dois povos.
Para tal, referiu que é pertinente promover a negociação e a assinatura de instrumentos jurídicos essenciais para dinamizar e ampliar as relações de cooperação entre ambos os Estados.
O diplomata angolano destacou as áreas político-diplomática, económica e comercial, bem como de defesa e segurança como as de maior relevância para a cooperação bilateral.
Quanto aos domínio político-diplomático, sugeriu a negociação e assinatura de um Memorando de Entendimento para o Estabelecimento de Mecanismos de Consultas Políticas entre o Ministério das Relações Exteriores da República de Angola e o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Estado da Eritreia.
No sector da defesa e segurança, o Embaixador Miguel Bembe que ontem efectuou a entrega das Cartas Figuradas ao Ministro eritreu dos Negócios Estrangeiros, Osman Saleh Mohammed , propôs a assinatura de um Memorando de Entendimento no domínio da Segurança , a efectivação da cooperação na área de combate ao terrorismo e ao crime organizado, e a troca de experiências na vertente da segurança marítima e do combate à pirataria marítima.
Em termos de potencialidades, a Eritreia possui recursos agrícolas (milho, cevada, legumes e gado) e recursos minerais (cobre, ouro, prata e zinco). Conta também com um grande fluxo de fundos da sua diáspora.
Com 5 milhões de habitantes, o Estado da Eritreia faz fronteira com o Sudão, a oeste, a Etiópia, a sul, e o Djibouti, a sudeste. As partes nordeste e leste do país têm um extenso litoral ao longo do Mar Vermelho, tendo na outra margem a Arábia Saudita e o Iémen. Integram igualmente o seu território, o arquipélago de Dalaque e as ilhas Hanish.
Residindo em Adis Abeba, o diplomata Miguel Bembe exerce desde 27 de Abril deste ano, o cargo de Embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente junto da União Africana e da Comunidade Económica das Nações Unidas para África.
Está igualmente acreditado como Embaixador de Angola no Djibouti, com o estauto de não residente, desde 23 de Outubro último.
Comentários estão encerrados.