O país cabe aqui.

Deputados discutiram actuação da Comunicação Social

Fonte: ANGOP

Os deputados à Assembleia Nacional debateram quarta-feira, o trabalho que os órgãos da Comunicação Social prestam aos partidos políticos, nos termos da Constituição e da  Lei, a pedido do Grupo Parlamentar da UNITA.

No ponto prévio da agenda de trabalhos da sexta reunião plenária extraordinária da quinta sessão legislativa da IV Legislatura pretendeu-se ver respondido o pedido de audição aos responsáveis do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, formulado pelo Grupo Parlamentar da UNITA.

Segundo a Agência Angola Press (ANGOP), nas referidas audições a UNITA pretende que estejam presentes os presidentes dos Conselhos de Administração da Televisão Pública de Angola (TPA)  e da TV Zimbo.

A UNITA justificou o seu pedido por entender estar a haver tratamento que considera desigual, na divulgação dos actos realizados pelos partidos políticos com assento parlamentar, o que coarta o direito de resposta e de réplica política.

Ao intervir no debate, o deputado do Grupo Parlamentar do MPLA, Paulo de Carvalho, afirmou ser impossível que uma formação política que realize menos actividades tenha o mesmo tratamento que outro realiza mais acções.

Justificou a sua afirmação com dados de matérias publicadas pelo Jornal de Angola (JA) e pela TV Zimbo, revelando que, de Maio de 2021 a 22 de Fevereiro de 2021, o diário nacional publicou 437 artigos referentes a partidos políticos, dos quais 252 do MPLA, 130 da UNITA, 42 da FNLA e 13 da CASA-CE.

Quanto à TV Zimbo, o deputado Paulo de Carvalho informou que, de Outubro de 2021 a Fevereiro de 2022, publicou 106 matérias sobre actividades do MPLA, 83 da UNITA, três da CASA-CE e igual número da FNLA.

No final do debate, o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, considerou ter sido um bom exercício, uma vez que irá contribuir para a melhoria da actuação dos órgãos da Comunicação Social.

Referiu ter tomado nota das principais preocupações apresentadas pelos deputados, que irá  transmitir aos órgãos competentes, com vista a contribuir para a criação de um ambiente de concórdia e de pluralidade de ideias.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies