Délio Jasse retrata diálogo visual no passado colonial em exposição fotográfica 

Notícias de Angola – O artista plástico Délio Jasse, retratou Angola no período pós-colonial em exposição individual de fotografias, intitulada “Olhar do Outro”, no espaço cultural da Galeria Jahmek, em Luanda.

A exposição experimentação, ficará patente até o dia 22 deste mês.

Por Amilton Victor

A mostra é composta por várias obras pintadas na técnica de impressão fotográfica analógica como a “cianotipia” ou “platina” a  técnica de instalação e cartão.

Nesta exposição inaugural o artista e arquivista angolano mostra como papéis e imagens ainda têm tanto a dizer sobre angola.

Segundo Délio Jasse, a exposição “Olhar do Outro” é uma reinterpretação do valor simbólico de papéis e imagens da época colonial em Angola. 

Conforme ainda o artista, na exposição retrata o diálogo visual entre a memória e fotografia, tensão permanente entre o nosso passado colonial e a actualidade.

Por seu turno, o curador e responsável da galeria Jahmek Contemporary Art, Mehak Vieira,  enalteceu a exposição e destacou, em parte, o aspecto peculiar com que o artista retrata as suas obras.

Natural Luanda, Délio Jasse, vive entre Lisboa e Milão, DélioJasse é um dos artistas angolanos mais conhecidos internacionalmente por combinar técnicas e discursos em suas obras.

Nos  os últimos 15 anos, participou em inúmeras exposições individuais e colectivas em Angola, África do Sul, Mali, Itália, Inglaterra, Alemanha, Portugal, Espanha, França, China, Brasil e Estados Unidos.

O carácter único da sua obra foi reconhecido com os prémios Anteciparte (Portugal, 2009) e Iwalewa Art (Alemanha, 2015), para além da nomeação para os prémios BES Foto (Portugal, 2014) e Pomilio Blumm (Itália, 2016). 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies