O país cabe aqui.

De Sobrevivência à Triunfo, trabalhar juntos para uma África melhor

Por: Chen Lei

A tecnologia está a ajudar-nos a superar a pandemia e também pode impulsionar a recuperação do nosso continente na era pós-pandemia, escreve Chen Lei, presidente da Huawei Southern Africa.

Para a maioria de nós, 2020 foi um ano de mudanças quase dramáticas, quase traumáticas. Como indivíduos, as nossas vidas foram transformadas; como empresas, os nossos modelos operacionais foram revolucionados; e como sociedade, fomos abalados até ao âmago.

Felizmente, muitas das tecnologias que nos ajudaram durante o pior da pandemia e do confinamento, são a chave para o sucesso e prosperidade na era pós-confinamento.

As novas formas de interação que surgiram este ano – caracterizadas por trabalho remoto, educação à distância, saúde remota, compras online e dinheiro móvel, definirão como a sociedade funcionará no futuro.

Por toda a economia, o ritmo das mudanças já é enorme. Na semana passada, quando lançamos um laboratório 5G na Wits University, o professor Adam Habib, o vice-reitor da Wits relatou-nos como a Wits ficou totalmente online em três semanas durante a pandemia um processo que estava planejado para durar três anos.

A mudança online aconteceu em toda a sociedade – não apenas na educação, mas nos locais de trabalho, na venda a retalho e também no entretenimento e essa mudança será permanente. Isso explica porque é que o tráfego de dados disparou em mais de 40%, enquanto os serviços digitais explodiram na África Subsaariana.

Os governos africanos responderam rapidamente à demanda, liberando espectros temporários e fazendo recomendações de políticas, como a comissão 4IR do presidente feita na África do Sul.

Algumas dessas medidas políticas – anunciadas recentemente pela Ministra das Comunicações, Telecomunicações e Serviços Postais, Stella Ndabeni-Abrahams – incluíram o compromisso de investir em capital humano, estabelecendo um instituto de inteligência artificial, criando uma plataforma para fabricação avançada e apoiando a segurança de dados para permitir a inovação.

Movimentos de políticas como esses devem ser encorajados, pois abrem as portas para as empresas de TIC darem uma contribuição cada vez maior para o desenvolvimento socioeconómico.

O governo pode permitir o desenvolvimento liderado pelas TIC por meio de políticas para garantir a rápida implantação de infraestrutura, reduzir o custo do espectro e fornecer isenção de impostos para tornar os smartphones mais acessíveis.

Outra estratégia para construir uma África melhor por meio das TIC é investir em habilidades digitais. De acordo com a GSMA, apenas 28% dos 1,3 bilhões de cidadãos de África assinam a internet móvel, em comparação com a média global de 48%.

Conectividade não é apenas cobertura e velocidade, mas também uso e inclusão. Conectividade não é apenas cobertura e velocidade, mas também uso e inclusão.

Para que as TIC desempenhem melhor o seu papel de acelerador de crescimento e uniformizador social, precisamos conectar mais famílias e empresas, especialmente as PMEs, e actualizar a infraestrutura digital para atender melhor às demandas crescentes por serviços online.

Na Huawei, estamos profundamente conscientes da nossa responsabilidade a esse respeito e estamos constantemente a investir em habilidades e infraestrutura para, em primeiro lugar, fornecer as redes e, em segundo lugar, dar ao nosso pessoal a capacidade de usá-las para a sua própria elevação.

O nosso objetivo é levar o digital a todas as pessoas, lares e organizações para um mundo totalmente conectado e inteligente. Na África do Sul, uma maneira de fazer isso é a empregar a IA da Huawei para ajudar os clientes a prever e gerenciar redes, melhorando a eficiência das operações em mais de 30%.

Em Angola, as nossas soluções de energia digital reduziram os custos de energia nas estações base em até 70%, reduzindo efetivamente a pegada de carbono das operadoras.

As nossas soluções de software podem aumentar a eficiência das conexões de banda larga às instalações em 30%, enquanto reduzem os custos em 40%, o que poderia colocar mais famílias e empresas africanas online.

No domínio da Nuvem e da IA, os centros de dados locais sul-africanos recém-lançados da Huawei fornecem serviços de Nuvem pública na África do Sul e em todo o continente.

As Academias de TIC da Huawei foram estabelecidas em mais de 400 universidades importantes em 17 países africanos, produzindo mais de 50.000 graduados certificados.

O nosso é apenas um componente do que deve ser um movimento de toda a sociedade para relançar a nossa sociedade para a era pós-pandemia de empoderamento digital. É a nossa hora de prosperar e tal exige que todos nós empenhemos esforços para construir um futuro melhor para nós e para todos os povos de África.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies