Comissão Económica aprova plano para melhoria de negócio no país

Fonte: Angop

A Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou, hoje, o plano para a melhoria do ambiente de negócios no país.

Segundo o comunicado de imprensa distribuído no final da sessão, o documento que contém a listagem das actividades fundamentais, a serem desenvolvidas até Abril de 2022, visa melhorar a posição de Angola no ranking do Doing Business, publicado pelo Banco Mundial.

A nota da sessão, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, refere que o projecto está inserido no quadro do Programa de apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI).

Orçamento Geral do Estado

Neste particular, a equipa económica aprovou o diploma que define princípios, regras e procedimentos a observar no processo de preparação e elaboração da proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício económico de 2022.

O projecto define ainda a despesa de médio prazo 2023-25, fornecendo aos órgãos do sistema orçamental instruções para a preparação das estimativas de despesa de médio prazo do período 2023 – 2025.

No âmbito deste diploma, o processo de elaboração do OGE 2022 e do quadro de despesa de médio prazo 2023-25 dará continuidade aos esforços de maior participação dos parceiros sociais do Estado, com destaque para a realização de encontros dos conselhos municipais e provinciais de auscultação da comunidade e do Conselho Nacional de Concertação Social, durante a elaboração da proposta do orçamento, através dos órgãos do sistema orçamental da administração local do Estado, reforçando-se a premissa de um orçamento mais participativo.

Ainda no quadro do incremento da qualidade da participação dos cidadãos no processo de elaboração da proposta de OGE, o diploma garante o envolvimento dos órgãos da administração local do Estado, em geral, e das administrações municipais, em particular, tendo em perspectiva a consolidação do processo de arrecadação das receitas comunitárias e desconcentração do processo de execução da despesa, cuja materialização deve preceder o processo de implementação das autarquias locais.

O aludido diploma introduz de forma mais vigorosa o método de orçamento-programa, observando-se as disposições legais alinhadas às directrizes do Programa de Desenvolvimento Nacional (PDN), 2018-2022, revisto.

A sessão de hoje aprovou, igualmente, o diploma que estabelece regras sobre a inscrição, avaliação e reavaliação de prédios, introduzindo maior granularidade aos critérios de aferição do coeficiente de localização, de modo a garantir maior justiça na sua avaliação e conferir a devida relevância à exacta e real localização destes.

Visa também garantir as suas condições circundantes, levando em consideração a existência de especificidades e diferenças entre várias zonas do território nacional e, em muitos casos, entre zonas de uma mesma província, município, distrito urbano ou comuna.

Lei do código dos benefícios fiscais

A Comissão Económica apreciou a Proposta de Lei que aprova o código dos benefícios fiscais, instrumento jurídico que contém um conjunto estruturado de regras e princípios a que deve obedecer a criação e concessão dos valências fiscais e que permitam o seu melhor controlo e acompanhamento.

A sessão tomou conhecimento do relatório anual e contas do Banco Nacional de Angola (BNA) referente ao ano 2020, documento que reporta as actividades desenvolvidas ao longo deste período, com destaque para o desempenho dos sistemas bancário e não bancário angolanos, a governação corporativa e sistema de controlo interno das instituições financeiras, o sistema de pagamentos, a política monetária e gestão da liquidez.

O documento reporta igualmente actividades ligadas aos agregados monetários e à balança de pagamentos, assim como os impactos das operações de mercado sobre a base monetária e os agregados monetários.

No período de 2020, as reservas internacionais brutas registaram uma diminuição de 13,55 porcento, correspondendo a uma cobertura de 11,81 meses de importação de bens e serviços.

Face ao contexto económico desfavorável, causado pela pandemia da Covid-19, observou-se em 2020 uma inversão da trajectória decrescente da inflacção, passando de 16,90 porcento, em 2019, para 25,10 porcento, em 2020.

O Banco Nacional de Angola encerrou o exercício económico de 2020 com um crescimento do seu activo em 16 porcento para 12,8 bilhões de Kwanzas.

O passivo foi de 9,6 bilhões de Kwanzas, o que representa um crescimento de 4 porcento. Nesse período, os resultados foram de Kz 25, 3 mil milhões.

Projecto do novo aeroporto

A Comissão Económica foi informada sobre a situação do projecto de construção do novo Aeroporto Internacional de Luanda, documento que procede à sua contextualização e obra de construção do mesmo, projectando as acções concretas para o seu relançamento e continuidade, bem como o respectivo cronograma de execução.

Subvenção de fertilizantes

As medidas de política para a redução do preço de venda ao público dos fertilizantes para a campanha agrícola 2021 foram de igual modo informadas ao membros da equipa económica.

O referido documento apresenta as medidas adoptadas pelo Executivo, que visam salvaguardar as conquistas já alcançadas no sector, permitindo que os fertilizantes para este ano agrícola sejam providenciados nas quantidades e preços mais competitivos e acessíveis para os agricultores.

Assim, para este ano, considerando que os fertilizantes pertencem ao regime de preços livres, em que o preço é fixado com base na relação entre a oferta e a procura, o Executivo vai conceder, dentre outros incentivos, uma subvenção de 35 porcento do preço de venda ao público dos fertilizantes composto NPK-12-24-12, Sulfato de Amónia e Ureia.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies