Cimeira vai reforçar uso de documentos SADC nos países da região  

Luanda – É uma oportunidade que Angola tem de criar mecanismos para continuar a reforçar de forma efectiva assim como mostrar aos países membros da região, o valor real e o poder que os documentos desenvolvidos pela Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, têm na facilitação para a utilização de vários serviços em África e na Europa. 

Por: Osvaldo Funa I Economista

Em Angola por exemplo, o Executivo tem envidado esforços palpáveis na simplificação de determinados serviços públicos. Trata-se da Carta de Condução, Livrete da Viatura e o Bilhete de Identidade.

Um programa lançado em 2021, data em que o  Executivo angolano apresentou o projecto de Simplificação de Actos e Procedimentos da Administração Pública, que no essencial, visa a modernização, facilidade no acesso à documentação e boas práticas na Administração Central e Local do Estado.

O projecto “Simplifica”  permite a reformulação dos actos e procedimentos na

Administração Pública, Central e Local, com foco na prossecução do interesse público e na facilitação da vida dos cidadãos e das empresas.

O programa tem mostrado aos jovens angolanos as principais vantagens do projecto, que vem ajudar a desburocratizar os serviços públicos, tais como a obtenção do livrete da viatura e o título de propriedade automóvel, que passam a ser doravante unificados, ou seja, passam a ser um único documento.

Da nossa realidade a outras, os documentos SADC vão permitir uma série de benefícios e vantagens tais como:

1. Facilitação do Comércio: Ao permitir que motoristas e veículos circulem mais livremente entre os países da região, as barreiras para o comércio e transporte de mercadorias podem ser reduzidas, incentivando o crescimento do comércio transfronteiriço e contribuindo para a expansão das actividades econômicas.

2. Turismo: A facilidade de viajar entre os países membros pode impulsionar o turismo regional, já que os viajantes podem explorar mais facilmente diversas atracções em diferentes países da região.

3 . Investimentos e Negócios: A mobilidade simplificada pode atrair investimentos estrangeiros e incentivar a criação de negócios em múltiplos países da SADC, promovendo a actividade econômica e a geração de empregos.

4. Transporte e Logística: A circulação mais fluida de veículos comerciais pode melhorar a eficiência do transporte e da logística, reduzindo os atrasos e os custos associados ao movimento de bens.

5. Integração Regional: A padronização das cartas de condução também reforça a cooperação regional e a coesão entre os países membros, o que pode levar a colaborações mais amplas em áreas como infraestrutura, energia e desenvolvimento econômico.

6. Aumento da Receita: Através do aumento do comércio, do turismo e das atividades econômicas, os países membros podem experimentar um aumento nas receitas, incluindo impostos, taxas e tarifas relacionados às atividades de condução e transporte.

Em geral, a harmonização da carta de condução na região da SADC pode contribuir para um ambiente econômico mais dinâmico e integrado, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a cooperação entre os países participantes.

Angola assumiu pela primeira vez a Presidência Rotativa da SADC em 2002, seguidamente em 2011, e deverá assumir pela terceira vez em 2023, é membro fundador da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e partilha em conjunto com outros Estados objectivos e estratégias comuns, mas não só, visando a melhoria das condições de vida das populações de todos os estados membros.

Integram a SADC, Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies