Celebra-se o dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Por: Redacção

Assinala-se neste domingo, o dia Internacional dos Monumentos e Sítios, instituído em 1982 pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objectivo de promover os sítios históricos, valorizar o património mundial, bem como alertar aos governos sobre a necessidade da sua conservação e protecção na base da solidariedade internacional, conhecimento, salvaguarda e da valorização do património em todos os países.

Segundo o comunicado que o Notícias de Angola trve acesso neste somingo, o lema proposto pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios para este ano é “Passados complexos, futuros diversos”, com o qual a organização pretende sensibilizar as comunidades para uma reflexão acerca do passado, alertando para a importância de se preparar um futuro mais harmonioso, tendo o património como factor de união, partilha, cidadania, resiliência e valorização de sítios, paisagens e práticas.

A efeméride engaja todos os actores públicos e privados em torno da responsabilidade, individual e colectiva, de preservar os monumentos e sítios, e sensibiliza os Estados membros a diversificar, proteger e conservar o património cultural.

“Passados complexos, futuros diversos” destaca o papel fundamental do património, enquanto factor de identidade, agregação de grupos e de comunidades, nas relações entre culturas e na responsabilização colectiva para a protecção e salvaguarda dos atributos, dos significados e valores que constituem a nossa herança comum, mas também representam uma clara oportunidade de impulsionar o diálogo local, regional ou transnacional, enquanto ferramenta de conhecimento, de desenvolvimento e de diversidade.

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, coordena a Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural que tem por objectivo promover a implementação de programas de conservação e a gestão participativa do património cultural, tendo em conta a necessidade de se adoptarem medidas especiais de acompanhamento do património cultural nacional de valor universal excepcional.

Ao intervir na sessão inaugural da referida comissão, Bornito de Sousa considerou a criação da Comissão Multissectorial para a Salvaguarda do Património Histórico Mundial, um “sinal claro” do compromisso do Executivo angolano com a história universal. Na ocasião, o Vice-Presidente referiu-se à inscrição dos Arquivos dos Ndembu é dos vestígios de Mbanza Kongo, e aos processos de candidatura a Património da Humanidade do Cuito Cuanavale, do complexo rupestre do Tchitundo Hulo e do Corredor do Kwanza.

“A questão do Património Cultural não deve ser vista numa perspectiva isolada ou apartada do contexto sócio-económico, pois, é ponto assente que para o sistema do Património Mundial, os Estados-parte, como é Angola, detêm a responsabilidade primária pelos bens e o sucesso da sua gestão depende do contexto político, social, institucional e económico desses mesmos bens, estejam eles já inscritos ou em vias de inscrição”, defendeu Bornito de Sousa.

O Vice-Presidente da República considerou a criação da Comissão Multissectorial para a Salvaguarda do Património Histórico Mundial “tão importante” quanto a aprovação de diplomas como a Lei do Património Cultural (a Lei n.º 14/05 de 7 de Outubro), o Decreto Presidencial n.º 15/11 que aprova a Política Cultural de Angola e o Decreto Presidencial n.º53/13, de 6 de Junho, que aprova o Regulamento do Património Cultural Imóvel.

Angola é parte da Convenção sobre o Património Mundial, Cultural e Natural, aprovada em 1972, pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura e é desde 11 de Março de 1977, membro da UNESCO, tendo sido nesta qualidade que aderiu e ratificou outros instrumentos de cooperação internacional ligados à salvaguarda e preservação de bens históricos de valor universal.

O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, órgão executivo da comissão, tem inventariados 1.357 bens culturais susceptiveis à classificação como monumentos e sítios nacionais, por constituírem vestígios das cidades e acções humanas do passado que devem ser partilhadas, num momento em que o país aprimora a gestão, preservação e valorização do património existente, bem como a sua salvaguarda e divulgação.

Em Angola foram classificados 280 bens como património cultural imóvel, inscritos três bens na lista indicativa da UNESCO e foi inscrito um bem como património mundial.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies