O país cabe aqui.

Bornito de Sousa orienta comissão para salvaguarda do Património Cultural Mundial

Por: Redacção

O Vice-Presidente da república, Bornito de Sousa, orientou nesta sexta-feira em Luanda, a 6ª sessão ordinária nacional multissectorial para salvaguarda do Património Cultural Mundial.

Segundo o comunicado que o Notícias de Angola teve acesso, aponta que a Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial, foi informada sobre o parecer do Centro do Património Mundial (CPM) e o Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) ao Relatório de Implementação das Recomendações da UNESCO sobre Mbanza Kongo, Património da Humanidade.

Ainda de acordo com o comuinicado, a comissão foi também informada sobre o funcionamento do Conselho Cientifico e do Comité de Gestão Participativa do Centro Histórico de Mbanza Kongo, tendo encorajado a continuidade da prospecção e escavação arqueológica para a classificação de outros sítios de memória ligados ao tráfico de escravos. A respeito, foi dada nota de que os trabalhos arqueológicos estão condicionados à retirada do actual Aeroporto de Mbanza Kongo do Centro Histórico de Mbanza Kongo.

A poucas semanas do 8 de Julho, data de celebração do 4º aniversário da Elevação a Património da Humanidade de Mbanza Kongo – vestígios da capital do antigo Reino do Kongo, a Comissão analisou diferentes perspectivas para a realização do Festival Internacional da Cultura Kongo “Festikongo” 2021, com iniciativas que possam contribuir para a promoção e valorização deste importante marco histórico para Angola e para os países que integraram o antigo Reino do Kongo.

Entretanto, foi feita a recomendação para que sejam feitas todas as diligências no sentido de superar as situações susceptíveis de por em causa o êxito da celebração, com realce para as dividas contraídas pelo Governo da Província do Zaire, com fornecedores de serviços por ocasião do Festikongo em 2019.

Outro tema em destaque durante a 6ª sessão da Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial foi o processo de candidatura do Sítio Histórico da Batalha de Cuito Cuanavale a Património da Humanidade, cujo ponto de situação aponta para a inventariação e classificação em série das zonas da margem do Rio Niamey e da nascente do Rio Chambinga, bem como trabalhos de cartografia, desminagem e elaboração do projecto arqueológico.

Por outro lado, foi apresentado o Relatório de Missão do grupo técnico encarregado de preparar os elementos para a conservação e valorização dos escombros do antigo Palácio da província do Cunene resultantes do bombardeamento das forças do apartheid, no quadro das recomendações da 1ª Reunião Extraordinária da Comissão, realizada a 17 de Novembro de 2020.

Em conjunto com as autoridades locais, o Grupo Técnico procedeu ao levantamento dos lugares de memória ligados à luta contra o Apartheid com vista à sua classificação e à elaboração de um roteiro turístico temático, visando potencializar a rede nacional de monumentos ligados à Luta de Libertação e trabalhar na candidatura do Cuito Cuanavale à Lista do Património Mundial. E prestou informações sobre os “Escombros de Ondjiva”, um importante marco da solidariedade e o auxílio de Angola à luta histórica e transnacional de resistência contra a invasão do então regime segregacionista sul-africano, sendo consensual a sua classificação, respeitando os princípios básicos de preservação e musealização.

O grupo técnico visitou também o Bunker do Naipalala II, os “destroços de um MK3”, caça-bombardeiro da aviação da SADF – South African Defense Forces) abatido em Agosto de 1981, em Omupanda, o Túmulo do Rei Nande ya Hedimbi, que antecedeu Mandume ya Ndemufayo e o Memorial em homenagem aos militares da TGFA no Môngua, construído em 1988-1989 em homenagem às vítimas do ataque de aviação sul-africano em 1987.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies