O país cabe aqui.

Bodiva transacciona usd dois mil milhões ano

Fonte: Angop/NA

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva), que vai a privatização em 2022, transacciona, por ano, o equivalente em kwanzas, a dois mil milhões de dólares, um volume que poderá aumentar nos próximos anos, com as políticas que estão a ser adoptadas pela instituição.
De acordo com o presidente da Comissão Executiva da Bodiva, Walter Pacheco, a Bolsa conta, actualmente, com 23 bancos comerciais ( membros) e duas correctoras, que actuam na operacionalização de Obrigações do Tesouro (OT), fundamentalmente.

Dados divulgados pela própria Bodiva, no início deste ano, apontam que em 2020 foram negociados no mercado da bolsa de títulos de tesouro, 1,18 biliões de kwanzas, mais 35% face ao ano de 2019.

Naquele espaço de 12 meses, foram efectuados 5 512 negócios, mais 27% do que no ano anterior.

Entre as iniciativas previstas, Walter Pacheco assegurou a entrada em funcionamento do Mercado de Bolsa de Acções (MBA), em 2022
O responsável deu esta informação nessa quarta-feira, por vídeo-conferência, no Roadshow Internacional para a promoção do Programa de Privatizações (Propriv), promovido pelo Ministério das Finanças.

O MBA, permite a negociação de acções de ofertas de compra e venda, resultando um segmento de mercado dinâmico, oferecendo aos investidores oportunidades de investimento directo no capital social de empresas de referência no panorama nacional.
Para este ano, pretendem lançar o Mercado de Balcão Organizado, que está sujeita a intervenção da Autoridade regulação do mercado de valores mobiliários, a Comissão de Mercados de Capitais (CMC).

Este mercado dará uma certa liquidez aos títulos de dívida pública, que ainda não está nos níveis desejados, segundo o responsável.
Tal iniciativa dará sequência, em 2022, a entrada em funcionamento do mercado de Acções, com Oferta Publica Inicial (IPO sigla em inglês), que conta com algumas empresas já identificadas.

As empresas Mota Engil (20%), a Sonangalp ( 49,5%)a TV Cabo (49,5%) e Multitel (50%), com participação da Sonangol, figuram entre as instituições seleccionadas e apuradas pela Comissão do Programa de Privatização (Propriv), para a abertura de seu capital em Bolsa, por via da Oferta Publica Inicial.

Walter Pacheco considerou, desta feita, o Propriv como uma oportunidade para a Bolsa, onde serão alienados, activos e participações do Estado, como do Banco de Comércio e Industria (BCI), ENSA-Seguros de Angola, entre outras de referência nacional.

O processo de investimento em Bolsa, em Angola, para o sector privado está liberalizado, exigindo-se apenas um registo de operacionalização.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies