As PPPS e o investimento no capital humano de Angola

Por: Celso Malavoloneke

Semanas após ter-se comprometido nesse sentido, a gigante de tecnologias de informação e comunicação Huawei realizou uma acção de capacitação em em tecnologias de informação e comunicação de última geração aos técnicos do Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação (SETIC) das Finanças Públicas, órgão do Ministério das Finanças cuja missão assenta em estabelecer normas e padrões para as infra-estruturas tecnológicas e o seu desenvolvimento. A acção de treinamento foi encerrada a 22 de Julho corrente.

Tenho defendido que esta é a parceria público-privada (PPP como agora se diz) mais sustentável e com maior capacidade de pernas para andar: o investimento nos angolano/as, principalmente nos jovens. Por dois entre vários motivos: o primeiro porque aumenta no Saber das novas gerações tornando-as assim mais competitivas num Mundo cada vez mais “tecnologizado” e segundo porque isso permite aos quadros nacionais e ao País tornarem-se donos da tecnologia para lá do período da duração das parcerias. Aliás, o segredo do êxito da própria China, país de onde vem a Huawei é precisamente esse. O domínio local das tecnologias essenciais para o desenvolvimento do seu país.

Angola caminha rapidamente para a presença em todo o país da tecnologia da Internet de quarta geração (4G). Com a globalização do conhecimento nada, mas nada mesmo impede que que, até finais de 2022 a tecnologia 5G não esteja em uso no país, facilitando enormemente processos não só de informação e comunicação como a robótica, automatização e controlo remoto de acções mecânicas. É por isso que esse “push” para que os jovens estejam alinhados com essas tecnologias de ponta é extremamente estratégico para a Angola que queremos construir nas próximas décadas.

No que se refere especificamente ao Ministério das Finanças, já são visíveis os efeitos positivos do uso acrescido e eficiente das TICs na vida dos cidadãos, sobretudo dos funcionários públicos, a maioria dos trabalhadores. Com a adopção e implementação da plataforma SIGFE (Sistema Integrado de Gestão das Finanças do Estado) através do qual todas as transacções das finanças públicas são feitas, acabaram-se os arreliadores atrasos dos salários, desvio de documentos e, principalmente os desvios e descaminhos de fundos. Aliás, acontecimentos recentes vieram precisamente mostrar se mais provas fossem necessárias que esses descaminhos só acontecem nos poucos sectores ainda não abrangidos pelo SIGFE. Dali que é a todos os títulos vantajoso que os quadros do MINFIN se capacitem cada vez mais no domínio do último grito das tecnologias de informação e comunicação.O que nesta parceria com a Huawei está a acontecer.

Não estranha por isso, como escrevi noutras ocasiões, que a abordagem desta empresa encontre o maior acolhimento entre os mais altos escalões do Estado angolano. Mesmo sabendo que essa capacitação é a porta de entrada para os produtos que oferece, ou talvez por isso mesmo, denota-se um entusiasmo geral nessa abordagem de PPP. E porquê? Por causa dessa componente da formação. Dá-lhe outra robustez e traz claras vantagens para todas as partes envolvidas. É o que na língua inglesa chama-se “win-win approach”, uma abordagem em que todos saem a ganhar.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies