Audição de Jacob Zuma em tribunal marcada para 6 de Abril

O ex-Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, deve comparecer à 6 de Abril próximo, diante do Supremo Tribunal de Durban, para responder por acusações de corrupção, soube-se de fonte swegura no local, noticiou a Panapress.

A convocatória foi-lhe entregue na última segunda-feira (26), confirmou o procurador de longa data de Zuma, Michael Hulley, que declarou à imprensa que “estamos a preparar um pedido de revisão deste acórdão para a sua comparência em tribunal”.

O chefe do NPA (Procuradoria), Shaun Abrahma, anunciou no início de Março corrente que Zuma devia comparecer em tribunal para enfrentar graves acusações de corrupção que o perseguem há mais duma década. Declarou que as acusações que pesam em Zuma. “Espero que existem perspectivas razoáveis para uma justiça equitativa para Zuma”, declarou Abrahams.

A filial da empresa francesa de armas, Thales, é igualmente interpelada sobre o seu papel em transacções de armas na África do Sul da era de Zuma. Setecentos e oitenta três “casos de suborno” relacionam-se com Zuma relativamente à venda de armas efectuadas nos anos 1990.

Em 1997, Thales venceu o concurso público de 200 milhões de dólares americanos no quadro dum amplo programa de equipamento militar da África do Sul para reforçar a sua Marinha e o seu Exército, Zuma clamou ainda inocência mas o seu conselheiro financeiro, Schabir foi detido por corrupção.

Em 2009, a NPA abandonou as perseguições contra Zuma alegando que os apelos telefónicos interceptados indicavam que as acusações de que foi objeto foram formuladas para fins  politiqueiros, esta decisão jusdicial balizou a via para que Zuma chegasse ao poder na África do Sul.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies