Angolanos participam de concurso “Jovens Artistas e Autores” nos EUA

0
Cedida

Por: Redacção

O Consulado Geral de Angola em Houston, realizaou entre os dias 10 de abril e 28 de Junho deste ano, o concurso de jovens artistas e autores angolanos ou descendente na diáspora nos Estados Unido da América (EUA).

Segundo o comunicado que o Notícias de Angola teve acesso nesta quinta-feira, a decorrer sob tema “Unidos na Esperança, à Bela Pátria Angolana Havemos de Voltar”, o evento assenta-se na ideia original de se aproveitar o poder da arte para transformar sociedades e transcender as fronteiras culturais.

Na categoria da Música Daniel Capula de 16 anos de idade, sagrou-se campeão com a obra “The Origin”, em estilo “hiphop” e fundo musical com harmonia e melodia moderna, enquanto que Miriam Makondekawa de 12 anos,conquistou o segundo lugar com a obra “My Angola, My Culture”, música instrumental pautada pelo esforço participativo da autora.

Ao passo que na categoria das Artes Plásticas Zeza Leitão de13 anos, arrebstou o primeiro lugar com a “Pride”, pela sua originalidade e criatividade plástica, para expressar o orgulho da mulher angolana pela sua cultura ancestral num país independente, Nayara Reis de 15 anos, acertou o segundo lugar com a obra “Palanca Negra, o Nosso Orgulho”, pela reprodução dos símbolos da angolanidade, o mapa de Angola e a Palanca Negra, utilizando o ponto, a linha e a textura a preto e branco sobre o espaçoem oposição que o terceiro lugar ficou com Ava Dondele de 10 anos, “Pintura do Mapa de Angola com Coração”, pelo recurso às cores e a simbologia do amor à pátria, num trabalho de muita simplicidade.

O prémio visa dar oportunidade aos jovens de expressar a sua visão sobre Angola, terra das suas origens ou dos seus ancestrais, através das artes plásticas, música, e da literatura, inserida num contexto de unidade e paz num mundo em transformação e livre da Pandemia do COVID-19.

O certame contou com o patrocínio da Embaixada da República de Angola nos Estados Unidos da América, em cooperação com a Associação Houston-Luanda Sister City.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome.