Angola no contexto da África Austral 

Notícias de Angola – Angola tornou-se num dos principais actores do contexto da África Austral, no âmbito político como económico e militar. Com o surgimento de novas barragens que podem beneficiar países da região e a projeção do corredor do do Lobito, assim como a conexão do cabo de fibra óptica 2África vai  criar o interesse de alguns países em comprarem alguns serviços do ANGOSAT2, o potencial das novas barragens do Cunene, poderá garantir energia a Namíbia e Botswana. 

No âmbito militar,  Angola é uma das grandes presença do contigente militarizado que vem fazer face ao terrorismo em Cabo Delgado, Moçambie, e é uma força que está a ficarlizar o cessar fogo na República Democrática do Congo (RDC). 

Quanto à integração comercial, destaca-se o fortalecimento da indústria do tecido na região, produção agrícola e industrial.

Nesta região da África Austral em que Angola faz parte, destacam-se os países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). 

No capítulo da industrialização sustentável da região, o país poderá alavancar a sua economia, tendo em conta o posicionamento geoestratégico do Corredor do Lobito.

Angola deverá de certa forma aumentar o dinamismo nas questões de representatividade e da igualdade de género, mobilidade entre os Estados-membros, implementação de trocas comerciais e económicas, assim como nas acções de combate às ameaças climáticas.

Quanto às tecnologias de Informação e Comunicação , abre-se uma excelente oportunidade para o país vender serviços do Angosat 2, uma aposta do Executivo para diminuir a exclusão digital de Angola e do continente.

Com essa tecnologia, Angola tem condições para expandir serviços de telecomunicações às zonas mais recônditas do país e dos Estados membros, a preços competitivos.

No bloco da África Austral faz parte Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.

Na visão do economista Osvaldo Funa, para que a presidência rotativa da SADC 2023-2024 beneficie o atual executivo Angolano, algumas ações-chave podem ser consideradas:

Osvaldo Funa , entende que ser necessariamente definir prioridades Claras: O governo de Angola deve estabelecer prioridades específicas para o mandato de presidência, identificando áreas onde o país pode causar um impacto positivo significativo.        

Segundo o mesmo, para é fundamental promover a Cooperação Regional: Fomentar a colaboração entre os países membros da SADC é fundamental. Angola pode incentivar ações conjuntas para enfrentar desafios regionais, como segurança, desenvolvimento económico e saúde.

Crescimento Económico em Angola

O Governo angolano prevê um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,09% em 2023, contra a média inicialmente prevista de 3,6%,  segundo o director nacional para o Planeamento, Álvaro David.

A Revisão da Programação Macroeconómica Executiva do ano 2023, sublinhou que o saldo deficitário da Balança de Pagamentos estará no valor de 319 milhões de dólares, com as Reservas Internacionais a fixarem-se em USD 13 943,30 milhões, equivalente a 7,11 meses de importações de bens e serviços.

Neste sentido,  recomenda-se a implementação imediata e efectiva das medidas de estímulo à economia e dinamização do seu potencial, no âmbito do processo da diversificação económica aprovado, recentemente, que visa aumentar a produção interna dos produtos essenciais de amplo consumo, de modo a reduzir o nível geral de preços e a taxa de desemprego.

Em Angola a Cimeira ocorre sob lema: “Capital humano e financeiro: Os principais factores para a industrialização sustentável da região da SADC”.

Ao assumir hoje a terceira presidência da organização, Angola terá a oportunidade de mostrar as suas potencialidades nos vários níveis e ajudar na pacificação dos conflitos na República Democrática do Congo (RDC) e em Cabo Delgado (Moçambique).

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies