O país cabe aqui.

Angola e Etiópia vãos assinar em breve dois instrumentos  jurídicos bilaterais 

Notícias de Angola – O embaixador de Angola na Etiópia Miguel Bembe, e o Director Geral dos Assuntos Africanos do Ministério etíope dos Negócios Estrangeiros, Embaixador Fesseha Shawle, concluíram na Terça-feira, 30, que estão criadas as condições para a assinatura para breve dois instrumentos jurídicos bilaterais.

Segundo o comunicado que o Notícias de Angola teve acesso hoje, trata-se do Acordo geral de cooperação nos domínios económico, técnico- científico e cultural entre os dois países e o memorando de entendimento para o Estabelecimento de Mecanismos de Consultas Políticas entre o Ministério das Relações Exteriores de Angola e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Etiópia.

Conforme o informe, os dois instrumentos jurídicos de cooperação que visam criar uma nova dinâmica nas relações entre ambos os países poderão ser assinados à margem da 44a Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana, a realizar-se nos dias 14 e 15 de Fevereiro deste ano, na capital etíope.

Para tal,  os diplomatas perspectivam a conclusão dos Acordos sobre a Assistência Jurídica Mútua em Matéria Penal, a Transferência e a Extradição de Prisioneiros, bem como do Acordo de Serviços Aéreos, tendo como base a proposta apresentada pela parte etíope.

Desde o estabelecimento das relações diplomáticas, em 1977, Angola e a Etiópia assinaram poucos instrumentos jurídicos de cooperação, realçando-se os existentes, nomeadamente, o Acordo Bilateral de Serviços Aéreos, concluído e rubricado em 20 de Maio de 1977, o Memorando de Entendimento entre as Autoridades Aeronáuticas, assinado em 15 de Setembro de 1998 e o Acordo Comercial sobre Trocas de Produtos e Mercadorias em 26 de Janeiro de 1981.

As relações entre os dois países são históricas e de amizade, animadas pela defesa do multilateralismo na resolução de problemas globais e do pan-africanismo na base da implementação da Agenda 2063 da UA, denominada “A África que queremos”.

Nas últimas décadas, o potencial do desenvolvimento económico de Angola e da Etiópia tem estado a emergir como força motriz susceptível de impulsionar uma cooperação bilateral mais abrangente e com oportunidade de investimentos e parcerias em áreas-chave tais como a aviação civil, petróleo e gás, exploração mineira, telecomunicações, café, turismo, saúde, cultura, desporto e serviços financeiros.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies