Angola celebra primeiro aniversário da visita dos Reis de Espanha 

Notícias de Angola – O país celebrou na  quinta-feira, o primeiro aniversário da visita histórica de suas Majestades, visita dos Reis de Espanha à Angola com a realização de uma mesa-redonda na Embaixada de Angola em Madrid.

O acto inaugural foi presido pelo Embaixador de Angola no Reino da Espanha , Alfredo Dombe, que recordou a significativa visita de Estado de 06 à 08 de Fevereiro de 2023, tendo destacado a solidez e o calor das relações bilaterais entre ambos os países.

Segundo o comunicado que ANGOP teve acesso hoje, a mesa-redonda, com o tema “ O Impacto da Cooperação Económica entre Angola e Espanha para o Desenvolvimento da República de Angola”,  foi moderada pela Conselheira Económica da Missão Diplomática de Angola em Espanha Emília Almeida. 

O certame contou com a participação da Directora da Direcção Geral África do Ministério dos Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação, Alicia Rico Pérez del Pulgar, o Embaixador Alfredo Dombe; o José Segura Clavell, Director da Casa África; e o Álvaro Durántez Prados, Director de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana – FUNIBER.

Por seu turno, Alicia Rico destacou o dinamismo das relações Angola-Espanha, salientando as oportunidades de colaboração mútua e o desenvolvimento económico sustentável.

“A importância estratégica de Angola como 2º fornecedor de petróleo para a Espanha, na África Subsaariana e o apoio a projetos-chave como o Corredor de Lobito foram temas centrais da sua intervenção”, disse.

Enquanto que José Segura Clavell, realçou durante a sua a transição energética e no potencial de Angola na produção de hidrogênio verde para o progresso e o desenvolvimento industrial tanto em Angola, quanto na Europa.

Já Álvaro Durántez, expôs a Iberofonia como eixo de uma nova cooperação entre Espanha e Angola, sublinhando a riqueza cultural e as sinergias económicas derivadas deste vínculo multicultural.

Enquanto que o Embaixador Dombe apresentou a sua visão sobre o futuro da cooperação Angola-Espanha, apontando a necessidade de apostar na formação tecno-profissional, tecnologia e conhecimento especializado espanhol para impulsionar a diversificação económica e o desenvolvimento sustentável de Angola, além de destacar os avanços na melhoria do clima de negócios e na luta contra a corrupção no país.

“Este evento não só reafirmou a força das relações bilaterais, mas também marcou o caminho para novas oportunidades de cooperação e desenvolvimento conjunto entre Angola e Espanha”, lê-se na nota.

Cooperação Angola e Espanha 

A cooperação entre Angola e Espanha tem se intensificado no sector empresarial, com a presença de empresas espanholas em Angola, havendo necessidade de se traçar um novo quadro de prioridades estratégicas para incrementar essa relação bilateral, com vista a atingir níveis mutuamente vantajosos.

As relações bilaterais entre Angola e o Reino de Espanha têm como base o Acordo Geral de Cooperação, assinado a 20 de Maio de 1987, e o Acordo Complementar ao Acordo Geral assinado em Novembro de 1987. 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies