Notícias de Angola – O país celebrou na quinta-feira, o primeiro aniversário da visita histórica de suas Majestades, visita dos Reis de Espanha à Angola com a realização de uma mesa-redonda na Embaixada de Angola em Madrid.
O acto inaugural foi presido pelo Embaixador de Angola no Reino da Espanha , Alfredo Dombe, que recordou a significativa visita de Estado de 06 à 08 de Fevereiro de 2023, tendo destacado a solidez e o calor das relações bilaterais entre ambos os países.
Segundo o comunicado que ANGOP teve acesso hoje, a mesa-redonda, com o tema “ O Impacto da Cooperação Económica entre Angola e Espanha para o Desenvolvimento da República de Angola”, foi moderada pela Conselheira Económica da Missão Diplomática de Angola em Espanha Emília Almeida.
O certame contou com a participação da Directora da Direcção Geral África do Ministério dos Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação, Alicia Rico Pérez del Pulgar, o Embaixador Alfredo Dombe; o José Segura Clavell, Director da Casa África; e o Álvaro Durántez Prados, Director de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana – FUNIBER.
Por seu turno, Alicia Rico destacou o dinamismo das relações Angola-Espanha, salientando as oportunidades de colaboração mútua e o desenvolvimento económico sustentável.
“A importância estratégica de Angola como 2º fornecedor de petróleo para a Espanha, na África Subsaariana e o apoio a projetos-chave como o Corredor de Lobito foram temas centrais da sua intervenção”, disse.
Enquanto que José Segura Clavell, realçou durante a sua a transição energética e no potencial de Angola na produção de hidrogênio verde para o progresso e o desenvolvimento industrial tanto em Angola, quanto na Europa.
Já Álvaro Durántez, expôs a Iberofonia como eixo de uma nova cooperação entre Espanha e Angola, sublinhando a riqueza cultural e as sinergias económicas derivadas deste vínculo multicultural.
Enquanto que o Embaixador Dombe apresentou a sua visão sobre o futuro da cooperação Angola-Espanha, apontando a necessidade de apostar na formação tecno-profissional, tecnologia e conhecimento especializado espanhol para impulsionar a diversificação económica e o desenvolvimento sustentável de Angola, além de destacar os avanços na melhoria do clima de negócios e na luta contra a corrupção no país.
“Este evento não só reafirmou a força das relações bilaterais, mas também marcou o caminho para novas oportunidades de cooperação e desenvolvimento conjunto entre Angola e Espanha”, lê-se na nota.
Cooperação Angola e Espanha
A cooperação entre Angola e Espanha tem se intensificado no sector empresarial, com a presença de empresas espanholas em Angola, havendo necessidade de se traçar um novo quadro de prioridades estratégicas para incrementar essa relação bilateral, com vista a atingir níveis mutuamente vantajosos.
As relações bilaterais entre Angola e o Reino de Espanha têm como base o Acordo Geral de Cooperação, assinado a 20 de Maio de 1987, e o Acordo Complementar ao Acordo Geral assinado em Novembro de 1987.
Comentários estão encerrados.