Tentativa de testagem no Hoji Ya Henda acaba em violência contra técnicos do MINSA

Por: Ivanine Silva

Um grupo de técnicos do Ministério da Saúde (MINSA), em representação da Comissão Multissectorial de Combate e Prevenção à covid-19, foram nesta quinta-feira (18), impedidos de realizar teste em dois cidadãos no bairro Hoji Ya Henda, onde foram atacados pelos moradores.

O ataque foi reportado pela Ministra da Saúde e porta-voz da Comissão Multissectorial, Sílvia Lutucuta, durante a conferência de imprensa de actualização dos dados da covid-19 no país, na noite de ontem.

Segundo a ministra, os técnico foram atacados com principalmente com pedras, quando tentavam realizar a testagem em dois indivíduos, cujos resultados dos seus testes foram inconclusivos e havia necessidade de se realizar uma segunda testagem. Os dois cidadãos são contactos de um dos pacientes infectados com a covid-19.

Esta situação ocorreu numa altura e que os moradores daquela zona pedem pelo levantamento da cerca imposta naquela circunscrição a mais de um mês, que de acordo com a ministra seria levantada nos próximos dias, mas não será possível sem a realização dos testes em falta.
A situação foi controlada pelos agentes da Polícia Nacional que compõem o cordão de segurança instalado naquela zona.

O bairro Hoji Ya Henda é uma das zonas com mais casos de covid-19 detectados, 42 casos até ao momento. O país tem um total de 166 casos registados, dos quais 64 recuperados e oito mortes.

AtacadosCerca sanitáriaComissão MultissetorialHoji-Ya-HendaMINSAMoradoresTécnicos