Programa apoiado pelo FMI permite retoma do crescimento económico no país

Fonte: Governo de Angola

O Programa de Financiamento Ampliado com o Fundo Monetário Internacional (FMI), permitiu ao Executivo angolano, fazer importantes reformas que levarão à retoma do crescimento económico baseado no sector privado.

A garantia é do ministro de Estado para Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, que apresentou os resultados do Programa Alargado com o FMI, durante a Reunião do Conselho Económico e Social, realizada na última semana, sob orientação do Presidente da República.

Segundo o ministro, com o Programa de Financiamento Ampliado foi possível a diminuição da tendência Inflacionária, a regularização do mercado cambial, a melhoria das contas externas do país, e a inversão da trajectória de défices fiscais sucessivos para superavits.

Outros ganhos com o Programa de Financiamento Ampliado estão ligados ao reforço dos instrumentos de gestão das finanças públicas, à implementação de uma gestão prudente e proactiva da dívida pública em linha com o objectivo da sustentabilidade da dívida, e a regularização de atrasados e aprovação de um regime de tratamento dos atrasados.

De acordo com o ministro de Estado, este ano prevê-se uma retoma mais dinâmica do crescimento económico do país, causada fundamentalmente pelo sector não petrolífero, o que é um sinal importante na direcção certa.

A reunião do Conselho Económico e Social tratou também da estrutura metodológica deste Programa de Financiamento Ampliado e do futuro da relação com o FMI, da problemática da pobreza em Angola, das medidas para a reconversão da economia informal, sustentabilidade ambiental e para gestão dos resíduos sólidos.

EconomiaFinanciamentoFMIFundo Monetário InternacionalGoverno de AngolaManuel Nunes JúniorProgramaReformas